Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 À SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autor
[pt] JESSE RAY MENDES COSTA

Autor
[pt] MARINA SILVA BATISTA

Vocabulário
[pt] PROFESSOR

Vocabulário
[pt] COVID-19

Vocabulário
[pt] PANDEMIA

Vocabulário
[pt] SAUDE MENTAL

Resumo
[pt] Alguns profissionais parecem ter maior predisposição ao estresse, devido aos encargos e responsabilidades que lhes são inerentes. Assim, o presente estudo objetivou investigar na literatura os impactos à saúde mental dos professores de Ensino Fundamental durante e após a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, oriundo do mapeamento de pesquisas publicadas na área da educação e saúde nos últimos quatro anos. Foram identificados 34 trabalhos que estavam de acordo com o tema desta pesquisa e apenas 9 selecionados para análise. Constatamos que os sentimentos de desânimo, medo, insegurança, ansiedade, depressão, vulnerabilidade, irritação e fracasso foram recorrentemente citados pelos docentes investigados, comprovando que a pandemia os marcou de uma forma bastante negativa. Diante disto, o apoio profissional, as mudanças no sistema educacional e a conscientização da necessidade de proteção à saúde mental dos educadores são demandas urgentes que precisam ser amparadas.

Catalogação
2024-07-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67371@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.67371


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF