Título
[pt] OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 À SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor
[pt] JESSE RAY MENDES COSTA
Autor
[pt] MARINA SILVA BATISTA
Vocabulário
[pt] PROFESSOR
Vocabulário
[pt] COVID-19
Vocabulário
[pt] PANDEMIA
Vocabulário
[pt] SAUDE MENTAL
Resumo
[pt] Alguns profissionais parecem ter maior predisposição
ao estresse, devido aos encargos e responsabilidades que lhes são
inerentes. Assim, o presente estudo objetivou investigar na
literatura os impactos à saúde mental dos professores de Ensino
Fundamental durante e após a pandemia da Covid-19. Trata-se de
uma revisão sistemática da literatura, oriundo do mapeamento de
pesquisas publicadas na área da educação e saúde nos últimos
quatro anos. Foram identificados 34 trabalhos que estavam de
acordo com o tema desta pesquisa e apenas 9 selecionados para
análise. Constatamos que os sentimentos de desânimo, medo,
insegurança, ansiedade, depressão, vulnerabilidade, irritação e
fracasso foram recorrentemente citados pelos docentes
investigados, comprovando que a pandemia os marcou de uma
forma bastante negativa. Diante disto, o apoio profissional, as
mudanças no sistema educacional e a conscientização da
necessidade de proteção à saúde mental dos educadores são
demandas urgentes que precisam ser amparadas.
Catalogação
2024-07-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67371@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.67371
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF