Título
[pt] ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA MICROEMPRESA: O ESTUDO DE CASO DA MIÇANGAS MIMA
Autor
[pt] MARCELA BEN PIVOTO ALVES FRANCA
Autor
[pt] MARIANA CAETANO CARUSO
Vocabulário
[pt] MARKETING
Vocabulário
[pt] CONTROLE OPERACIONAL
Vocabulário
[pt] CONTROLE FINANCEIRO
Vocabulário
[pt] MICROEMPRESA
Vocabulário
[pt] PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
Resumo
[pt] A presente monografia analisa a gestão de uma microempresa brasileira no segmento de acessórios artesanais, abordando temas como planejamento de controle da produção, gestão financeira, marketing e planejamento estratégico. Inicialmente, é exposto o referencial teórico sobre os temas em análise. A pesquisa emprega o método de estudo de caso, combinado à metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para o projeto GeneSys, que inspira esse trabalho. A empresa estudada é a Miçangas Mima, especializada na produção e comercialização de acessórios de moda feitos à mão. O principal objetivo dessa análise é examinar o atual modelo de gestão da empresa, identificar áreas para aprimoramento e propor soluções práticas que possam contribuir para o seu desenvolvimento. Foram identificadas lacunas significativas, como a falta de controle financeiro e de estoque, além da baixa visibilidade da performance dos produtos e ausência de um planejamento estratégico para orientar o crescimento do empreendimento. As principais medidas propostas incluem a implementação de um sistema de gestão de estoque utilizando o método Just in Time, a realização de uma análise detalhada dos custos de produção de cada tipo de produto e a elaboração do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e a definição de um planejamento estratégico.
Orientador(es)
MARCELO XAVIER SEELING
Catalogação
2024-07-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67275@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67275
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF