Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] POLICY OF PERMANENT EDUCATION BY CFESS/CRESS AS A STRATEGY FOR (RE)AFFIRMATION OF THE ETHICAL-POLITICAL PROJECT OF SOCIAL WORK

Título
[pt] POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO CONJUNTO CFESS/CRESS COMO ESTRATÉGIA DE (RE)AFIRMAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL

Autor
[pt] MARIANA BRITO HORTA NOGUEIRA

Vocabulário
[pt] TRABALHO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO PERMANENTE

Vocabulário
[pt] PROJETO ETICO-POLITICO

Vocabulário
[pt] SERVICO SOCIAL

Vocabulário
[en] WORK

Vocabulário
[en] CONTINUED EDUCATION

Vocabulário
[en] ETHICAL-POLITICAL PROJECT

Vocabulário
[en] SOCIAL SERVICE

Resumo
[pt] A presente dissertação tem como objetivo central analisar a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS como estratégia de (re)afirmação do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Busca refletir sobre a educação burguesa para a formação de capital humano e a educação em uma perspectiva emancipatória e contra-hegemônica; examinar o processo de transformação e precarização no mundo do trabalho e seus rebatimentos no Serviço Social no contexto do capitalismo contemporâneo; e compreender o acirramento da precarização do trabalho da assistente social. A questão norteadora desta pesquisa é que a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS fortalece o Projeto Ético-Político do Serviço Social, no entanto, o avanço da precarização do trabalho impacta os espaços de organização e formação das assistentes sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estratégias metodológicas que envolvem revisão bibliográfica e pesquisa documental com análise de documentos do Conjunto CFESS/CRESS, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e relatórios do Banco Mundial. A análise dos dados mostra a relação intrínseca entre educação e trabalho, a mercantilização da educação e a importância de uma educação como instrumento de emancipação humana. Explicita também os desafios colocados ao Serviço Social na defesa de uma educação permanente.

Resumo
[en] The present master s thesis aims to analyze the Permanent Education Policy of the CFESS/CRESS as a strategy for (re)affirming the Ethical-Political Project of Social Work. It seeks to reflect on bourgeois education for the formation of human capital and education from an emancipatory and counter-hegemonic perspective; to examine the process of transformation and precarization in the world of work and its repercussions on Social Work in the context of contemporary capitalism; and to understand the intensification of the precarization of the social worker s labor. The guiding question of this research is that the Permanent Education Policy of the CFESS/CRESS streng thens the Ethical Political Project of Social Work, however, the advancement of labor precarization impacts the spaces of organization and training of social workers. This is a qualitative research, with methodological strategies involving literature review and documentary research with analysis of documents from the CFESS/CRESS, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), International Labour Organization (ILO), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), and World Bank reports. Data analysis shows the intrinsic relationship between education and work, the commodification of education, and the importance of education as a tool for human emancipation. It also highlights the challenges faced by Social Work in advocating for a permanent education.

Orientador(es)
ANA ELIZABETH LOLE DOS SANTOS

Banca
INEZ TEREZINHA STAMPA

Banca
VIRGINIA ALVES CARRARA

Banca
ANA ELIZABETH LOLE DOS SANTOS

Catalogação
2024-06-18

Apresentação
2024-04-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67078


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF