Título
[pt] A DUPLA FACE DA CONCEPÇÃO ESTOICA DE PROVIDÊNCIA DIVINA E A SUA RELAÇÃO COM A VIDA HUMANA NO DE NATURA DEORUM DE MARCO TÚLIO CÍCERO
Título
[en] THE DOUBLE FACE OF THE STOIC CONCEPTION OF DIVINE PROVIDENCE AND ITS RELATION TO HUMAN LIFE IN MARCUS TULIUS CICERO S DE NATURA DEORUM
Autor
[pt] JOAO GABRIEL RODRIGUES DA SILVA
Vocabulário
[pt] CICERO
Vocabulário
[pt] ACADEMIA
Vocabulário
[pt] PROVIDENCIA
Vocabulário
[pt] DEUSES
Vocabulário
[pt] ESTOICISMO
Vocabulário
[en] CICERO
Vocabulário
[en] ACADEMY
Vocabulário
[en] PROVIDENCE
Vocabulário
[en] GODS
Vocabulário
[en] STOICISM
Resumo
[pt] O presente escrito propõe realizar uma reflexão geral sobre o conceito de providência divina presente no diálogo Sobre a natureza dos deuses (De natura deorum [N. D.]) do filósofo romano Marco Túlio Cícero (106-43 a. C). Para isso, serão apresentados os seguintes pontos: 1) a relevância desse tema na estrutura dramática do texto (N. D., 1, 1-5); 2) a exposição de uma das “faces” dessa concepção por parte do personagem estoico Lucílio Balbo (Id., 2, 73-168); 3) e como a outra “face” dessa noção é explicitada pelas objeções do personagem acadêmico, Caio Aurélio Cota (Id., 3, 65-93). Diante desses tópicos, será desenvolvida uma breve explanação de como, na obra referida, a Física estoica concebe o universo (kósmos ou mundus) como sendo racionalmente organizado e divino, uma vez que todos os fenômenos naturais ocorrem pela conexão entre relações de causa e efeito, o que dá base para o entendimento de que toda natureza é governada pelos deuses imortais em favor dos seres humanos (Id., 133-153) enquanto o centro da atividade providencial divina (Id., 154-168). Como contraponto a essas noções, a crítica acadêmica se dispõe a examinar tal questão, ao indicar que a providência divina não é capaz de garantir a felicidade dos humanos (Id., 3, 65-93), de modo que é possível argumentar que a racionalidade presente neles, oriunda da razão divina, não poder ser considerada necessariamente uma dádiva, porque as pessoas geralmente a utilizam para praticar atos viciosos (Id., 3, 65-79); e, além disso, são evidentes os casos em que certos males podem pôr em dúvida a eficácia do cuidado dos deuses, uma vez que eles parecem inativos diante das boas e más ações dos mortais (Id., 79-88), o que possibilita a consideração de que os deuses podem ser negligentes diante dos males vividos pela humanidade (Id., 88-93).
Resumo
[en] The present paper proposes to carry out a general reflection on the concept of divine providence present in the dialogue On the Nature of the Gods (De natura deorum [N.D.]) by the Roman philosopher Marcus Tullius Cicero (106-43 B.C.). In order to do this, the following points will be presented: 1) the relevance of this subject in the text’s dramatic structure (N. D., 1, 1-5); 2) the exposition of one of the "faces" of this conception by the Stoic character Lucilius Balbus (Id., 2, 73-168); 3) and how the other "face" of this notion is made explicit by the objections of the academic character, Gaius Aurelius Cotta (Id., 3, 65-93). In view of these topics, a brief explanation will be developed of how, in the aforementioned work, Stoic Physics conceives the universe (kósmos or mundus) as being rationally organized and divine, since all natural phenomena occur through the connection between cause and effect relations, which provides the basis for the understanding that all nature is governed by the immortal gods in favor of human beings (Id., 133-153) as the center of divine providential activity (Ibid., 154-168). As a counterpoint to these notions, academic criticism sets out to examine this question, by indicating that divine providence is not capable of guaranteeing the happiness of human beings (Id., 3, 65-93), so that it is possible to argue that the rationality present in them, arising from divine reason, cannot necessarily be considered a gift, because people generally use it to practice vicious acts (Id., 3, 65-79); and, in addition, there are evident cases in which certain evils can call into question the efficacy of the care of the gods, since they seem inactive in the face of the good and bad actions of mortals (Id., 79-88), which makes it possible to consider that the gods can be negligent in the face of the evils experienced by humanity (Id., 88-93).
Catalogação
2024-06-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67051@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67051@2
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