Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A IMPORTÂNCIA DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[pt] ILUSTRACAO CIENTIFICA

Vocabulário
[pt] BIOLOGIA

Resumo
[pt] A Biologia é uma disciplina caracterizada por possuir conteúdos teóricos muito abstratos e de difícil visualização para os alunos, portanto se faz necessário o uso de um recurso pedagógico capaz de comunicar e descrever esses conhecimentos de uma forma visual e que respeite o conhecimento científico. A ilustração atua como uma linguagem visual, pois combina o conhecimento com a observação, além disso explica e representa visualmente conceitos de difícil concepção. Os aspectos lúdico e informativo presentes nas ilustrações científicas, valorizam essa prática enquanto recurso didático, visto que facilitam a transposição da linguagem científica e consequentemente o entendimento de conteúdos por parte dos alunos. Partindo dessa temática, o presente trabalho buscou apresentar um panorama acerca das discussões e publicações acadêmicas sobre o uso da ilustração no ensino de Ciências e Biologia no Brasil. Para fins desta análise foram feitas buscas em portais e periódicos, o que resultou na seleção de 14 artigos, com base nos critérios estabelecidos para atingir os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que a representação visual de um dado conceito científico ou conteúdo facilita a compreensão e proporciona um melhor aprendizado. Desse modo, é necessária a valorização da ilustração científica como recurso pedagógico, que deve estar sempre presente nas aulas de Ciências e Biologia.

Orientador(es)
THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO

Catalogação
2024-05-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66835@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66835


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF