Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A CONSTRUÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DE BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NO ENSINO MÉDIO

Título
[en] THE CONSTRUCTION OF THREE-DIMENSIONAL MODELS AS AN ACTIVE METHODOLOGY FOR TEACHING DEVELOPMENTAL BIOLOGY IN HIGH SCHOOL

Vocabulário
[pt] OFICINA PEDAGOGICA

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA DIDATICA

Vocabulário
[pt] EMBRIOLOGIA

Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL WORKSHOP

Vocabulário
[en] DIDACTIC STRATEGY

Vocabulário
[en] EMBRYOLOGY

Resumo
[pt] Um tópico da matéria de biologia que gera muita dificuldade nos estudantes é a biologia do desenvolvimento, também conhecida como embriologia. As dificuldades geradas são devido à nomenclatura difícil, conceitos abstratos, falta de conexão com o mundo real, conteúdos macro e microscópicos, dificuldade de visualização tridimensional, dificuldade de entender as modificações temporais do desenvolvimento, precariedade dos laboratórios e falta de recursos didáticos e etc. No entanto, uma estratégia didática que diminuiria esses problemas é a construção de modelos tridimensionais de etapas do desenvolvimento humano e animal. O objetivo deste trabalho é propor uma oficina pedagógica para estudantes do 2º ano do ensino médio utilizando uma metodologia ativa de ensino que visa a construção de modelos tridimensionais de diferentes fases da biologia do desenvolvimento. A oficina pedagógica será dividida em três etapas: (1) sensibilização e conscientização; (2) explicação e confecção das maquetes; e (3) etapa final e integradora. Esta atividade tem vários pontos positivos, como o fato dela ser realizada em um momento extraclasse em 4 horas, portanto não compromete o cronograma de aulas do plano de ensino do ano letivo escolar. Além disso, visa aprofundar o conteúdo de embriologia visto na aula expositiva, mas com um método ativo efetivo e diferente do tradicional. Espera-se que a proposta dessa oficina pedagógica seja motivadora para sua implementação no ambiente escolar.

Resumo
[en] One topic in the subject of biology that makes students very difficult is developmental biology, also known as embryology. The difficulties generated are due to difficult nomenclature, abstract concepts, lack of connection with the real world, macro and microscopic contents, difficulty in three-dimensional visualization, difficulty in understanding temporal changes in development, precariousness of laboratories and lack of teaching resources, etc. However, a didactic strategy that would reduce these problems is the construction of three-dimensional models of stages of human and animal development. The objective of this work is to propose a pedagogical workshop for 2nd year high school students using an active teaching methodology that aims to build three-dimensional models of different phases of developmental biology. The pedagogical workshop will be divided into three stages: (1) awareness; (2) explanation and making of the models; and (3) final and integrative step. This activity has several positive points, such as the fact that it is carried out extra-class in 4 hours, so it does not compromise the schedule of classes in the teaching plan for the school year. In addition, it aims to deepen the embryology content seen in the lecture class, but with an effective active method that is different from the traditional one. It is expected that the proposal of this pedagogical workshop will be motivating for its implementation in the school environment.

Orientador(es)
MARINA SANTIAGO DE MELLO SOUZA

Catalogação
2024-05-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66830


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF