Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A ESCOLHA DA ESCOLA: AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA: COLÉGIO PEDRO II

Título
[en] CHOOSING A SCHOOL: FAMILY STRATEGIES FOR ACCESSING AND REMAINING IN EXCELLENT PUBLIC SCHOOL INSTITUTIONS: COLÉGIO PEDRO II

Autor
[pt] NIVIA XAVIER CORREIA NOBREGA

Vocabulário
[pt] COLEGIO PEDRO II

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA FAMILIAR

Vocabulário
[pt] RELACAO FAMILIA-ESCOLA

Vocabulário
[pt] ESCOLHA DA ESCOLA

Vocabulário
[en] PEDRO II SCHOOL

Vocabulário
[en] FAMILY STRATEGY

Vocabulário
[en] FAMILY-SCHOOL RELATIONS

Vocabulário
[en] CHOICE OF SCHOOL

Resumo
[pt] O objetivo desta dissertação é compreender as principais motivações e estratégias familiares para o acesso e permanência dos estudantes no Colégio Pedro II (CPII) – escola federal considerada de excelência. Como método de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa com uso de duas técnicas de coleta/produção de dados, a saber: levantamento bibliográfico de artigos científicos e entrevistas semiestruturadas com os estudantes cotistas e não cotistas do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental e suas respectivas famílias. A seleção dos estudantes e de suas famílias para as entrevistas foi feita por meio da técnica denominada bola de neve, amostragem não probabilística em que os participantes iniciais das entrevistas indicam outros novos participantes até que os participantes passem a repetir a mesma resposta. Com o fito de responder aos objetivos, a pesquisa traz referenciais nos campos da Sociologia e da Sociologia da Educação. As pesquisas no campo da Sociologia da Educação costumam ser abundanyrd e abordam diversas questões como as relações entre a educação e as desigualdades socioeconômicas. Por isso, abordamos as temáticas das estratégias familiares mobilizadas pelas famílias das diferentes classes sociais (médias e populares), a relação família-escola e a temática do que são colégios públicos de excelência assim como a motivação para escolher o Colégio Pedro II. Por fim, a análise dos dados e do levantamento bibliográfico apontaram não só a existência de diferentes estratégias mobilizadas pelas famílias das camadas médias e das camadas populares para que seus filhos tenham acesso e permanência no Colégio Pedro II mas também diferentes motivações para a escolha do Colégio Pedro II. Após a análise dos dados coletados nas entrevistas, concluímos que as famílias entrevistadas possuem um alto Capital Cultural observado pelo acumulo de capital informacional e valorizam a escola pública de excelência, caso do CPII, em detrimento das escolas públicas comuns.

Resumo
[en] The objective of this dissertation is to understand the main motivations and families strategies for students access to CPII – considered an excellence federal school – as well as the school s selective strategies in relation with the families strategies. As a research method, we adopted a qualitative approach using three data collection/production techniques: bibliographic survey of scientific articles; documental analysis; and semi-structured interviews with those from Pedrinho, quota and non-quota students from the 1st segment of Elementary School and their respective families. The selection of students and their families for the interviews was done using snowball technique. This technique implies: the initial interview participants nominate other new participants, who nominate others until they start repeating the same answer. In order to respond to the research objectives, it brings Sociology and Sociology of Education references. Sociology of Education area of knowledge tends to be broad and addresses various issues such as the relations between education and socioeconomic inequalities. Therefore, we approach the themes of families strategies mobilized by families from different social classes (middle and popular), as well as the family-school relationship and what are excellent public schools as well as the motivation for choosing Colégio Pedro II. Finally, the data analysis, the bibliographic survey and the documental analysis pointed not only to the existence of different ways of mobilizing of the middle classes and the popular classes families so that their children have access to Colégio Pedro II, but also different motivations for choosing Colégio Pedro II.

Orientador(es)
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA

Coorientador(es)
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA

Banca
TANIA DE FREITAS RESENDE

Banca
KARINA CARRASQUEIRA LOPES

Catalogação
2024-05-27

Apresentação
2024-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66820@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66820@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66820


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF