Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MASCULINIDADES, INTERSECCIONALIDADE E PROTEÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Título
[en] MASCULINITIES, INTERSECTIONALITY AND SOCIAL PROTECTION IN EDUCATION POLICY: AN ANALYSIS FROM A PUBLIC SCHOOL

Autor
[pt] NATALIA MAROUN

Vocabulário
[pt] MASCULINIDADE

Vocabulário
[pt] CUIDADO

Vocabulário
[pt] PROTECAO SOCIAL

Vocabulário
[pt] POLITICA DE EDUCACAO

Vocabulário
[pt] INTERSECCIONALIDADE

Vocabulário
[en] MASCULINITY

Vocabulário
[en] CARE

Vocabulário
[en] SOCIAL PROTECTION

Vocabulário
[en] EDUCATION POLICY

Vocabulário
[en] INTERSECTIONALITY

Resumo
[pt] A partir de uma perspectiva interseccional e relacional de gênero, este estudo propõe analisar presenças masculinas no espaço de uma escola pública, com foco na dimensão de proteção social da política de educação e nas experiências de exercício de cuidados por familiares homens. Tendo como base o ambiente escolar para produção de dados empíricos, a tese apresenta e discute (des)conexões entre as políticas educacionais e os sistemas de proteção social, considerando que as escolas públicas representam um instrumento essencial de atendimento às famílias da classe trabalhadora. Como eixo norteador, a intersecção de raça, classe e origem surge enquanto categoria central de análise ao abordar as identidades masculinas presentes no âmbito escolar (quem são esses homens e o lugar por eles ocupado), evidenciando relações de poder existentes e suas manifestações, sobretudo quanto ao modo como outras concepções de masculinidades, à margem da hegemônica, são representadas nesse espaço. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da escola e com familiares homens que cuidam dos filhos. Como principais resultados, destacam-se a visão protetora da escola, os conflitos e tensões de gênero entre os profissionais presentes no âmbito escolar, bem como a necessidade de reflexões que relacionem identidades masculinas não hegemônicas ao cuidado, tecendo apontamentos acerca de possíveis caminhos alternativos à naturalização dessa categoria como consequência quase exclusiva da divisão sexual (e racial) do trabalho e contribuindo, portanto, para uma maior articulação entre gênero, política de educação e proteção social.

Resumo
[en] From an intersectional and relational perspective on gender, this study aims to analyze male presences in the space of a public school, focusing on the social protection dimension of education policy and the experiences of caregiving by male family members. Using the school environment as a basis for empirical data production, the thesis presents and discusses (dis)connections between educational policies and social protection systems, considering that public schools are essential instruments in serving working-class families. As a guiding axis, the intersection of race, class, and origin emerges as a central category of analysis when addressing male identities present in the school context-identifying who these men are and the place they occupy, highlighting existing power relations and their manifestations, especially concerning how non-hegemonic conceptions of masculinity are represented in this space.To achieve this, semi-structured interviews were conducted with school professionals and male family members responsible for caregiving. Key findings include the protective perception of the school, conflicts and gender tensions among professionals in the school environment, as well as the need for reflections that connect non-hegemonic male identities to caregiving. The study makes observations about possible alternative paths to avoid naturalizing this category as an almost exclusive consequence of the sexual (and racial) division of labor, contributing to a greater articulation between gender, education policy, and social protection.

Orientador(es)
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA

Banca
IRENE RIZZINI

Banca
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA

Banca
ANA PAULA TATAGIBA BARBOSA

Banca
LUCIANA MOREIRA DE ARAUJO

Banca
PAULO MELGACO DA SILVA JUNIOR

Catalogação
2024-05-02

Apresentação
2024-03-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66553@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66553@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66553


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF