Título
[en] AFRO-DIASPORIC ECOLOGIES OF KNOWLEDGE: THE LIBERATING PEDAGOGY OF RAP
Título
[pt] ECOLOGIAS DE SABERES AFRODIASPÓRICOS: A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA DO RAP
Autor
[pt] JANAINA DE JESUS LOPES SANTANA
Autor
[pt] RONALDO SILVA
Vocabulário
[pt] EDUCADOR
Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA DECOLONIAL
Vocabulário
[pt] PENSAMENTO AFRO-DIASPORICO
Vocabulário
[pt] ECOLOGIA DE SABERES
Vocabulário
[en] ECOLOGY OF KNOWLEDGE
Vocabulário
[en] DECOLONIAL PEDAGOGY
Vocabulário
[en] AFRODIASPORIC THOUGHT
Resumo
[pt] Este texto propõe uma reflexão sobre o exercício epistêmico do saber afrodiaspórico, a partir da concepção das ecologias dos saberes, como uma proposta epistemológica de manifestação e ativismo contra a marginalização do conhecimento/saber/
ser do sujeito detentor de uma episteme. Recorremos à prática extensionista com a
comunidade escolar, em uma inferência metodológica da narrativa poética do Rap
como ponto de interlocução do debate étnico-racial na formação de professores.
Nesse sentido, torna-se possível verificar, a partir da narrativa afrodiaspórica, como
as rodas de conversas se constituem sendo espaço de reflexão do eu e do outro
em uma ressignificação das práticas pedagógicas e de reflexões com os alunos.
Resumo
[en] This paper is a reflection on the epistemic exercise of Afro-diasporic knowledge, from the conception of ecologies of knowledge, as an epistemological proposal of manifestation and activism against the marginalization of knowledge/knowing/being subject holder of an episteme. We resorted to the extensionist practice with the school community, in a methodological inference of the poetic narrative of rap, as a point of interlocution of the ethno-racial debate in teacher education. In this sense, it becomes possible to verify how the Afro-diasporic narrative in the conversation circles constitute a space for reflection on the self, the other, and our history, in a re-signification of the pedagogical practices and reflections with the students.
Catalogação
2024-04-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66478@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66478@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.66478
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF