Título
[pt] A NOTÍCIA ENQUADRADA: COMO ALPHABET E META DETERMINAM O FORMATO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS NA INTERNET
Título
[en] FRAMED NEWS: HOW ALPHABET AND META MOLD THE FORMATO OF JOURNALISTIC CONTENT ON THE INTERNET
Autor
[pt] DIOGO MADUELL VIEIRA
Vocabulário
[pt] JORNALISMO
Vocabulário
[pt] ECONOMIA POLITICA DA COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] PLATAFORMA DIGITAL
Vocabulário
[pt] INSTAGRAM
Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO
Vocabulário
[en] JOURNALISM
Vocabulário
[en] POLITICAL ECONOMY OF COMMUNICATION
Vocabulário
[en] DIGITAL PLATFORM
Vocabulário
[en] INSTAGRAM
Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN
Resumo
[pt] Esta dissertação visa discutir como os veículos de jornalismo impresso estão
sendo levados a mudar os formatos de publicação de notícias para se adequar às
normas impostas por gigantes das comunicações como Alphabet e Meta. O estudo
discute como este processo se inscreve numa linha do tempo de constantes
adaptações do material gráfico jornalístico que visavam o aumento de vendas de
exemplares. Usamos conceitos da Economia Política da Comunicação, como os de
Bolaño e Harvey, além de Zuboff para contextualizar o papel que as empresas
detentoras do Google e Instagram têm na disrupção do modelo de negócios
jornalismo. Comparamos os perfis no Instagram da Revista Trip e do portal G1,
com o recorte das postagens no formato de carrossel de janeiro a junho de 2023.
Propusemos a subdivisão das amostras em cinco categorias distintas, de acordo com
suas especificidades narrativas. Constatamos que as convenções de diagramação de
revistas e jornais impressos foram reconfiguradas em cards para se adaptar às
exigências das redes sociais.
Resumo
[en] This dissertation aims to discuss how print journalism outlets are being
compelled to change news publication formats to conform to the standards imposed
by communication giants such as Alphabet and Meta. The study explores how this
process fits into a timeline of constant adaptations of journalistic graphic material
aimed at increasing copy sales. We draw on concepts from the Political Economy
of Communication, including those by Bolaño, Zuboff, and Harvey, to
contextualize the role that Google and Instagram s parent companies play in
disrupting the journalism business model. We compare the Instagram profiles of
Revista Trip and the G1 portal, focusing on carousel-format posts from January to
June 2023. We propose subdividing the samples into five distinct categories based
on their narrative specificities. We observed that the layout conventions of print
magazines and newspapers have been reconfigured into cards to adapt to the
demands of social media.
Orientador(es)
PATRICIA MAURICIO CARVALHO
Banca
LILIAN SABACK DE SA MORAES
Banca
PATRICIA MAURICIO CARVALHO
Banca
FELIPE DE CASTRO MUANIS
Catalogação
2024-03-25
Apresentação
2023-09-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66322
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