Título
[en] A SYSTEM FOR GENERATION, INTERACTION AND 3D VISUALIZATION OF STORIES FOR INTERACTIVE TV
Título
[pt] UM SISTEMA PARA GERAÇÃO, INTERAÇÃO E VISUALIZAÇÃO 3D DE HISTÓRIAS PARA TV INTERATIVA
Autor
[pt] CESAR TADEU POZZER
Vocabulário
[pt] COMPUTACAO GRAFICA
Vocabulário
[pt] TV INTERATIVA
Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Vocabulário
[pt] AGENTES
Vocabulário
[en] COMPUTER GRAPHICS
Vocabulário
[en] INTERACTIVE TV
Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE
Vocabulário
[en] AGENTS
Resumo
[pt] Esta tese visa o desenvolvimento de um ambiente
integrado
para o controle
da geração e representação de histórias interativas
dinâmicas. A geração
é realizada por um processo de simulação, resultando em
um
conjunto
de operações parcialmente ordenado que define o enredo
da
história. Esta
história deve então ser representada graficamente por
meio
de um motor
gráfico. Estão sendo utilizadas técnicas
cinematográficas
para capturar a
essência das cenas, compostas por um ambiente virtual
3D,
que possuem
personagens e objetos. Para o desenrolar da história, os
personagens,
implementados como agentes reativos, interagem entre si
em
um ambiente
multiagente e com a cena. Cada agente encapsula recursos
que os permitem
fazer a representação gráfica dos eventos típicos das
histórias. A arquitetura
como um todo é projetada para servir como meio de
geração
de conteúdo
para a TV interativa.
Resumo
[en] This thesis aims at the development of an integrated tool
for managing
both the generation and representation of dynamic
interactive stories
(storytelling). The story generation is accomplished by a
simulation process
resulting in a set of partially ordered operations that
define the plot of the
story. This story should then be graphically represented
by means of a 3D
engine. It has been used cinematographic techniques to
capture the essence
of the scenes, which are composed by a virtual 3D
environment, including
characters and objects. Characters, implemented as
reactive agents, interact
among each other in a multi-agent system and with the
scene to accomplish
the plot of the narrative. Each agent encapsulates
resources that allow them
to graphically represent typical events of stories. The
overall architecture is
designed as a source for Interactive TV content.
Orientador(es)
BRUNO FEIJO
Coorientador(es)
ANTONIO LUZ FURTADO
Coorientador(es)
ANGELO ERNANI MAIA CIARLINI
Banca
BRUNO FEIJO
Banca
MARCELO DE ANDRADE DREUX
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Banca
ANTONIO LUZ FURTADO
Banca
ANGELO ERNANI MAIA CIARLINI
Banca
ROBERTO DE BEAUCLAIR SEIXAS
Banca
SORAIA RAUPP MUSSE
Catalogação
2005-06-17
Apresentação
2005-03-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6599@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6599@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6599
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