Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DIGITAL TRANSFORMATION OF BUSINESS PROCESSES RELATED TO CUSTOMER EXPERIENCE IN TELECOMMUNICATIONS

Título
[pt] TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS RELACIONADOS A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

Autor
[pt] DANUBIA PEREIRA SANTANA VASQUES

Vocabulário
[pt] PROCESSO DE NEGOCIO

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO CLIENTE

Vocabulário
[pt] DIGITALIZACAO

Vocabulário
[pt] TRANSFORMACAO DIGITAL

Vocabulário
[en] BUSINESS PLANNING

Vocabulário
[en] CUSTOMER EXPERIENCE

Vocabulário
[en] DIGITALIZATION

Vocabulário
[en] DIGITAL TRANSFORMATION

Resumo
[pt] Vários setores têm buscado inovações a partir da transformação digital (TD). No entanto, há uma grande diversidade de definições da TD, o que dificulta seu entendimento e aplicação prática. Paralelamente à TD, as tecnologias digitais têm apresentado uma nova perspectiva para estratégias e processos de negócios, produtos e serviços. A TD inclui o relacionamento com fornecedores e clientes e envolve diferentes setores e indústrias, gerando oportunidades para novas estratégias de negócios. O escopo da pesquisa inclui o setor de telecomunicações, um dos segmentos de base para a TD, responsável pelas transmissões de dados, serviços móveis e banda larga. Apesar de sua importância, faltam pesquisas que abordem esse setor e as transformações digitais de seus processos de negócios. A dissertação compreende duas etapas para entender conceitualmente a TD e observar os facilitadores, barreiras e resultados desse fenômeno nos processos de negócios. A primeira é uma revisão sistemática da literatura que resultou na estruturação de um framework analítico da TD. Ela fundamenta a segunda etapa sob forma de um estudo de caso em uma empresa nacional de telecomunicações, contrastando os achados da literatura com um caso real. A pesquisa contribui com um framework unificado para análise e implementação da TD, evidenciando que os processos de mudança ocorrem na organização, em sua cadeia de suprimentos, atingindo toda a indústria neste setor e à sociedade em geral em particular, devido à interação empresa e serviço ao cliente, trazendo um melhor entendimento dos processos de TD relacionados à experiência do cliente no setor de telecomunicações, servindo de guia para pesquisas futuras e gerenciamento de iniciativas.

Resumo
[en] Several sectors have sought innovations from digital transformation (DT). However, a great diversity of DT definitions makes its understanding and practical application difficult. Parallel to DT, digital technologies have presented a new perspective for business strategies and processes, products and services. TD includes relationships with suppliers and customers. It involves different sectors and industries, generating opportunities for new business strategies. The scope of the research includes the telecommunications sector, one of the key segments for digital transformation. It is the sector responsible for data transmissions, mobile services and broadband. Despite its importance there is a lack of research on the sector and the digital transformations of its business processes. The dissertation comprises two steps to conceptually understand DT and observe the facilitators, barriers and results of this phenomenon in business processes. The first is a systematic review of the literature that resulted in structuring an analytic digital transformation framework. It supports the second stage as a case study in a national telecommunications company, contrasting the literature findings with a real case. The research contributes with a framework for analysis and implementation of TD, evidencing that the processes of change occur in the organization, in its supply chain, reaching the entire industry in this sector and society in general, in particular due to the interaction company and customer service, bringing a better understanding of the TD processes related to the customer experience in the telecommunications sector, serving as a guide for future research and management of initiatives.

Orientador(es)
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME

Banca
RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO

Banca
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME

Banca
PAULA SANTOS CERYNO

Banca
RICARDO AUGUSTO CASSEL

Catalogação
2024-01-26

Apresentação
2023-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65939@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65939@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65939


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