Título
[en] A COMPUTER VISION APPLICATION FOR HAND-GESTURES HUMAN COMPUTER INTERACTION
Título
[pt] UMA APLICAÇÃO DE VISÃO COMPUTACIONAL QUE UTILIZA GESTOS DA MÃO PARA INTERAGIR COM O COMPUTADOR
Autor
[pt] MICHEL ALAIN QUINTANA TRUYENQUE
Vocabulário
[pt] VISAO COMPUTACIONAL
Vocabulário
[pt] INTERACAO BASEADA EM VISAO
Vocabulário
[pt] RECONHECIMENTO DE GESTOS
Vocabulário
[pt] GESTOS DA MAO
Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR
Vocabulário
[en] COMPUTER VISION
Vocabulário
[en] VISION BASED INTERACTION
Vocabulário
[en] GESTURES RECOGNITION
Vocabulário
[en] HAND GESTURES
Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION
Resumo
[pt] A Visão Computacional pode ser utilizada para capturar
gestos e criar
dispositivos de interação com computadores mais intuitivos
e rápidos. Os
dispositivos comerciais atuais de interação baseados em
gestos utilizam
equipamentos caros (dispositivos de seguimento, luvas,
câmeras especiais,
etc.) e ambientes especiais que dificultam a difusão para
o público em geral.
Este trabalho apresenta um estudo sobre a viabilidade de
utilizarmos câmeras
Web como dispositivo de interação baseado em gestos da
Mão. Em nosso
estudo consideramos que a mão humana está limpa, isto é,
sem nenhum
dispositivo (mecânico, magnético ou óptico) colocado nela.
Consideramos
ainda que o ambiente onde ocorre a interação tem as
características de um
ambiente de trabalho normal, ou seja, sem luzes ou panos
de fundo especiais.
Para avaliar a viabilidade deste mecanismo de interação,
desenvolvemos
alguns protótipos. Neles os gestos da mão e as posições
dos dedos são
utilizados para simular algumas funções presentes em
mouses e teclados, tais
como selecionar estados e objetos e definir direções e
posições. Com base
nestes protótipos apresentamos algumas conclusões e
sugestões para
trabalhos futuros.
Resumo
[en] Computer Vision can be used to capture gestures and create
more
intuitive and faster devices to interact with computers.
Current commercial
gesture-based interaction devices make use of expensive
equipment (tracking
devices, gloves, special cameras, etc.) and special
environments that make the
dissemination of such devices to the general public
difficult. This work presents
a study on the feasibility of using Web cameras as
interaction devices based
on hand-gestures. In our study, we consider that the hand
is clean, that is, it
has no (mechanical, magnetic or optical) device. We also
consider that the
environment where the interaction takes place has the
characteristics of a
normal working place, that is, without special lights or
backgrounds. In order to
evaluate the feasibility of such interaction mechanism, we
have developed
some prototypes of interaction devices. In these
prototypes, hand gestures and
the position of fingers were used to simulate some mouse
and keyboard
functions, such as selecting states and objects, and
defining directions and
positions. Based on these prototypes, we present some
conclusions and
suggestions for future works.
Orientador(es)
MARCELO GATTASS
Banca
RAUL QUEIROZ FEITOSA
Banca
MARCELO GATTASS
Banca
PAULO CEZAR PINTO CARVALHO
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Banca
ANSELMO ANTUNES MONTENEGRO
Catalogação
2005-06-15
Apresentação
2005-03-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6585@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6585@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6585
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF BIBLIOGRAFIA PDF