Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] NARRATIVAS E TRAÇOS CULTURAIS DE EMPRESAS FAMILIARES DO RAMO ESCOLAR

Título
[en] NARRATIVES AND CULTURAL TRAITS OF FAMILY-OWNED BUSINESSES IN THE EDUCATIONAL SECTOR

Autor
[pt] SIMONE PORTO LOUREIRO

Vocabulário
[pt] CULTURA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] NARRATIVAS

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Vocabulário
[pt] EMPRESA FAMILIAR

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CULTURE

Vocabulário
[en] NARRATIVES

Vocabulário
[en] SCHOOL

Vocabulário
[en] FAMILIAR ENTERPRISE

Resumo
[pt] O objetivo desta tese foi analisar narrativas e traços culturais que se estabelecem em empresas familiares do ramo escolar. Foi realizada pesquisa qualitativa em quatro escolas da cidade do Rio de Janeiro e em municípios vizinhos e entrevistadas 14 de suas lideranças. Para análise dos resultados, foi realizada análise de conteúdo em sua vertente categorial. Emergiram oito categorias: premissas e valores; artefatos da cultura; uma escola para a minha criança; filho de peixe, peixinho é ou não é?; a influência dos valores dos fundadores; gênero e o cuidar da criança pequena; falando sobre gênero; o desafio da pandemia. Para apresentação desses resultados, este trabalho foi organizado em quatro artigos. O primeiro deles investigou o alinhamento da comunicação da escola em relação a seus valores culturais declarados formal ou informalmente. O segundo procurou investigar traços culturais de empresas familiares do ramo escolar e as possíveis relações de tais traços com os valores de seus fundadores. O terceiro buscou investigar a relação entre gênero e as atividades de gestão e de cuidado exercidas pela equipe em empresas familiares do ramo escolar, assim como analisar como o tema gênero tem sido abordado com os alunos. Por fim, no quarto artigo, foram investigados os impactos da pandemia de Covid-19 nos planos e sonhos de empresas familiares do ramo escolar. Percebeu-se que a família empresária pode ser um fator de coesão cultural para essas organizações e que o papel do líder, os vínculos afetivos que constrói e a forma como faz sua comunicação são fatores preponderantes para essa coesão. Constatou-se que traços dos fundadores das escolas, tais como valores culturais, persistem ao longo dos anos, chegando a atravessar gerações. Foi evidenciado que ainda há forte centralização dos cuidados com as crianças pequenas nas mãos das mulheres, funcionárias das escolas. A discussão sobre gênero com os estudantes demonstrou se amparar nas próprias diretrizes curriculares e na legislação brasileira, para não atritar com possíveis resistências de algumas famílias de alunos. Percebeu-se que o vínculo afetivo com a instituição, somado às necessidades materiais, contribui para a busca da superação das dificuldades. De forma geral, foi possível concluir que as empresas familiares do ramo escolar estudadas demonstram certo alinhamento em termos de narrativas e traços culturais, deixando crer que a família empresária e, em especial, seus fundadores ou principais lideranças são importantes fatores para tais consonâncias.

Resumo
[en] The aim of this thesis was to analyze narratives and cultural traits that emerge within family-owned businesses in the educational sector. A qualitative research was conducted in four schools in the city of Rio de Janeiro and neighboring municipalities, with interviews conducted with 14 of their leadership figures. For the analysis of the results, a content analysis was performed using a categorical approach. Eight categories emerged: premises and values; cultural artifacts; a school for my child; like father, like son?; the influence of founder s values; gender and the care of young children; discussing gender; the challenge of the pandemic. To present these results, this work was organized into four articles. The first of them investigated the alignment of school communication with their formally or informally declared cultural values. The second sought to investigate cultural traits of family-owned businesses in the educational sector and their potential relationships with the values of their founders. The third aimed to investigate the relationship between gender and management and care activities carried out by the team in family-owned businesses in the educational sector, as well as to analyze how the gender theme has been addressed with the students. Finally, in the fourth article, the impacts of the Covid-19 pandemic on the plans and dreams of family-owned businesses in the educational sector were investigated. It was observed that the entrepreneurial family can be a factor of cultural cohesion for these organizations, and the role of the leader, the emotional bonds they build, and the way they communicate are determining factors for this cohesion. It was noted that traits of the school founders, such as cultural values, persist over the years, even across generations. There was a strong centralization of care for young children in the hands of female school employees. The discussion about gender with students was found to be in accordance with the curriculum guidelines and Brazilian legislation to avoid conflicting with potential resistance from some families of students. It was evident that the emotional bond with the institution, combined with material needs, contributes to overcoming difficulties. In general, it was possible to conclude that the family-owned businesses in the educational sector studied exhibit a certain alignment in terms of narratives and cultural traits, suggesting that the entrepreneurial family, and especially their founders or key leadership, are significant factors for such harmonies.

Orientador(es)
TEREZINHA FERES CARNEIRO

Banca
REBECA NONATO MACHADO

Banca
TEREZINHA FERES CARNEIRO

Banca
ANDREA SEIXAS MAGALHAES

Banca
MARTIUS VICENTE RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ

Banca
AMERICO DA COSTA RAMOS FILHO

Catalogação
2024-01-09

Apresentação
2023-12-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65847


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF