Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A AUTONOMIA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: UM ESTUDO SOBRE AS INTERDEPENDÊNCIAS E AS PRÁTICAS ESCOLARES INCLUSIVAS

Título
[en] THE AUTONOMY OF CHILDREN WITH MULTIPLE DISABILITIES: A STUDY ON INTERDEPENDENCIES AND INCLUSIVE SCHOOL PRACTICES

Autor
[pt] CAMYLA ANTONIOLI

Vocabulário
[pt] AUTONOMIA

Vocabulário
[pt] INCLUSAO ESCOLAR

Vocabulário
[pt] CRIANCA COM DEFICIENCIA MULTIPLA

Vocabulário
[pt] INTERDEPENDENCIAS

Vocabulário
[en] AUTONOMY

Vocabulário
[en] SCHOOL INCLUSION

Vocabulário
[en] CHILD WITH MULTIPLE DISABILITIES

Vocabulário
[en] INTERDEPENDENCIES

Resumo
[pt] O objetivo principal deste estudo é discutir e compreender as concepções atribuídas à autonomia da criança com deficiência múltipla e as interdependências na escola inclusiva. Dedica-se à investigação e compreensão das concepções atribuídas à autonomia da criança com deficiência múltipla por profissionais da educação com experiência de trabalho com essas crianças. Avança-se para compreender como esses profissionais concebem, constroem e assumem, em seus trabalhos, uma prática que contribua para a autonomia da criança com deficiência múltipla, analisando como ocorre a participação do aluno com deficiência múltipla em atividades escolares. A pesquisa é qualitativa e fundamenta-se no método de interpretação dos sentidos. A produção de dados desdobra-se em observações participantes que envolvem cinco crianças com deficiência múltipla e seus cotidianos escolares, além da realização de entrevistas semiestruturadas com 33 profissionais da educação. Seis escolas foram parceiras deste estudo, incluindo uma escola de educação infantil em um município da Baixada Fluminense/RJ e cinco escolas localizadas no estado do Rio Grande do Sul. A análise é fundamentada nos estudos de deficiência, situando-se principalmente entre os modelos social e de direitos humanos. A perspectiva histórico-cultural fundamentou a análise dos conceitos de instrução, aprendizagem e desenvolvimento. Dedica-se atenção especial à comunicação e às vivências escolares que potencializam a tomada de decisão conjunta e/ou individual da criança com deficiência múltipla. Agir e/ou ir sozinho referem-se a concepções de autonomia com maior destaque nas falas dos profissionais entrevistados. Nas observações de campo, destaca-se que os colegas e os profissionais de apoio escolar foram figuras marcantes nas relações de tomada de decisão. Ressalta-se a importância de uma abordagem voltada para o planejamento de práticas pedagógicas estruturadas de maneira colaborativa, visando a promoção de uma educação inclusiva. A pesquisa possibilitou compreender como a autonomia é potencializada e desenvolvida em contextos de interdependências no cenário escolar, em que as vivências com a diversidade humana são catalisadoras de aprendizado e desenvolvimento.

Resumo
[en] The main objective of this study is to discuss and comprehend the conceptions attributed to the autonomy of children with multiple disabilities and the interdependencies in inclusive schools. The focus is on investigating and understanding the conceptions attributed to the autonomy of children with multiple disabilities by education professionals with experience working with these children. The study advances to understand how these professionals conceive, construct, and adopt in their work a practice that contributes to the autonomy of children with multiple disabilities, and to analyze how the participation of students with multiple disabilities occurs in school activities. The research is qualitative and is based on the method of interpreting meanings. Data production unfolds through participant observations involving five children with multiple disabilities and their school routines, along with conducting semi-structured interviews with 33 education professionals. In total, six Brazilian schools collaborated in this study, including an early childhood education school in a municipality in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brazil, and five schools located in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The analysis is grounded in disability studies, primarily situated between social and human rights models. The historical-cultural perspective underpins the analysis of the concepts of instruction, learning, and development. Special attention is given to communication and school experiences that enhance joint and/or individual decision-making by the child with multiple disabilities. Acting and/or going alone refer to concepts of autonomy with greater emphasis in the statements of the interviewed professionals. In field observations, it is highlighted that classmates and school support professionals were significant figures in decision-making relationships. The importance of an approach focused on planning collaborative pedagogical practices, aiming at promoting inclusive education, is emphasized. The research made it possible to understand how autonomy is enhanced and developed in contexts of interdependencies in the school, where experiences with human diversity are catalysts for learning and development.

Orientador(es)
ZENA WINONA EISENBERG

Coorientador(es)
MARCIA DENISE PLETSCH

Banca
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
ZENA WINONA EISENBERG

Banca
MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES KASSAR

Banca
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES

Banca
MARCIA DENISE PLETSCH

Banca
ANA PAULA BARBOSA-FOHRMANN

Catalogação
2024-01-08

Apresentação
2023-12-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65843@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65843@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65843


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF