Título
[pt] ABORDAGEM DE SIMULAÇÃO-OTIMIZAÇÃO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DE ARCOS CAPACITADOS COM DEPENDÊNCIA DE TEMPO
Autor
[pt] ALVARO MIGUEL LORENZO MORILLO
Vocabulário
[pt] SIMULACAO
Vocabulário
[pt] TEMPO DE VIAGEM
Vocabulário
[pt] TAXA DE CONSUMO
Vocabulário
[pt] ROTEAMENTO VEICULOS ELETRICOS
Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE
Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO
Resumo
[pt] As mudanças climáticas são causadas, entre alguns fatores, pelo aumento da
emissão de gases de efeito estufa que acaba afetando o cobertor em torno da Terra.
Conforme registrado pela Organização das Nações Unidas, a Terra está cerca de 1,1 °C
mais quente do que no final do século XIX que resulta em alterações das condições
padrões do tempo e natureza.
Este problema tem alertado e incentivado a população na busca de opções que
permitam reduzir e mitigar os efeitos anteriores para evitar problemas maiores para
nosso planeta. Assim, uma opção no setor de mobilidade é o uso de veículos elétricos
que requer aplicações de métodos de otimização para a implementação com resultados
satisfatórios dentro das indústrias.
Este estudo tem como objetivo avaliar uma abordagem de simheuristic para o
problema de Roteamento de Veículos Elétricos com Arcos Capacitados incluindo
tempos de viagens dependentes dos tempos e taxa de consumo de energia dependentes
da velocidade, proposto em Llagas, J. (2022), com o objetivo de adicionar incertezas
nos variáveis de tempo de viagem e consumo de energia da bateria que podem ser
afetados por fatores externos não controláveis durante o planejamento. Para esta
abordagem utiliza-se uma meta-heurística ILS e simulação de Monte Carlo.
Os resultados sugerem que a metodologia proposta permite avaliar as
abordagens determinísticas e estocásticas do problema para determinar melhores
tomadas de decisões levando em conta a robustez que pode-se obter quando as variáveis
sofrem variabilidades.
Orientador(es)
RAFAEL MARTINELLI PINTO
Catalogação
2024-01-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65750@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65750
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF