Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ABORDAGEM DE SIMULAÇÃO-OTIMIZAÇÃO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DE ARCOS CAPACITADOS COM DEPENDÊNCIA DE TEMPO

Autor
[pt] ALVARO MIGUEL LORENZO MORILLO

Vocabulário
[pt] SIMULACAO

Vocabulário
[pt] TEMPO DE VIAGEM

Vocabulário
[pt] TAXA DE CONSUMO

Vocabulário
[pt] ROTEAMENTO VEICULOS ELETRICOS

Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO

Resumo
[pt] As mudanças climáticas são causadas, entre alguns fatores, pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa que acaba afetando o cobertor em torno da Terra. Conforme registrado pela Organização das Nações Unidas, a Terra está cerca de 1,1 °C mais quente do que no final do século XIX que resulta em alterações das condições padrões do tempo e natureza. Este problema tem alertado e incentivado a população na busca de opções que permitam reduzir e mitigar os efeitos anteriores para evitar problemas maiores para nosso planeta. Assim, uma opção no setor de mobilidade é o uso de veículos elétricos que requer aplicações de métodos de otimização para a implementação com resultados satisfatórios dentro das indústrias. Este estudo tem como objetivo avaliar uma abordagem de simheuristic para o problema de Roteamento de Veículos Elétricos com Arcos Capacitados incluindo tempos de viagens dependentes dos tempos e taxa de consumo de energia dependentes da velocidade, proposto em Llagas, J. (2022), com o objetivo de adicionar incertezas nos variáveis de tempo de viagem e consumo de energia da bateria que podem ser afetados por fatores externos não controláveis durante o planejamento. Para esta abordagem utiliza-se uma meta-heurística ILS e simulação de Monte Carlo. Os resultados sugerem que a metodologia proposta permite avaliar as abordagens determinísticas e estocásticas do problema para determinar melhores tomadas de decisões levando em conta a robustez que pode-se obter quando as variáveis sofrem variabilidades.

Orientador(es)
RAFAEL MARTINELLI PINTO

Catalogação
2024-01-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65750@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65750


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF