Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DETERMINATION OF THE DYNAMIC AMPLIFICATION FACTOR (DAF) IN A LIFTING OPERATION

Título
[pt] DETERMINAÇÃO DO FATOR DE AMPLIFICAÇÃO DINÂMICA (FAD) EM UMA OPERAÇÃO DE IÇAMENTO

Vocabulário
[pt] ANALISE DINAMICA

Vocabulário
[pt] CARREGAMENTOS DINAMICOS

Vocabulário
[pt] FATOR DE AMPLIFICACAO DINAMICA

Vocabulário
[pt] ICAMENTO

Vocabulário
[pt] ANSYS

Vocabulário
[en] DYNAMIC ANALYSIS

Vocabulário
[en] DYNAMIC LOADINGS

Vocabulário
[en] DYNAMIC AMPLIFICATION FACTOR

Vocabulário
[en] LIFTING

Vocabulário
[en] ANSYS

Resumo
[pt] Uma das diferenças entre as operações de içamento Offshore, Inshore e içamento em terra é a intensidade das forças dinâmicas atuantes na carga, no cabo e no guindaste. Esta intensidade pode chegar a várias vezes o valor da carga estática. A força dinâmica ocorre por causa de movimentos da base do guindaste e da carga antes e durante o içamento. São provocados sobretudo por vento, corrente e principalmente por onda. Um exemplo típico é o caso de um guindaste instalado em um FPSO retirando um contêiner de um barco de apoio (supply vessel). Desse conceito vem um importante parâmetro de projeto, fundamental para a segurança das operações de içamento, que é o Fator de Amplificação Dinâmica (FAD). Tradicionalmente, as análises de içamento são feitas por meio de um procedimento pseudo-estático onde as cargas móveis são consideradas sem a devida atenção ao impacto das forças inerciais. Neste procedimento, as cargas dinâmicas atuantes na estrutura são multiplicadas por um coeficiente, FAD, que tem por objetivo majorar essas ações e, desta forma, evitar o cálculo estrutural onde se considere o efeito da aceleração. Assim sendo, é proposto nesse trabalho uma comparação entre os efeitos dinâmicos modelados por meio da abordagem tradicional, por meio do FAD, e aqueles obtidos por meio de um modelo computacional que utiliza o método dos elementos finitos no qual as forças inerciais são consideradas.

Resumo
[en] One of the differences between Offshore, Inshore, and onshore lifting operations is the intensity of the dynamic forces acting on the load, the cable, and the crane. This intensity can reach several times the value of the static load. The dynamic force occurs due to movements of the crane base and the load before and during the lifting. These are primarily caused by wind, current, and especially by waves. A typical example is a crane installed on an FPSO (Floating Production, Storage and Offloading) removing a container from a supply vessel. From this concept comes an important design parameter, fundamental for the safety of lifting operations, which is the Dynamic Amplification Factor (FAD). Traditionally, lifting analysis are carried out through a pseudo-static procedure where moving loads are considered without due attention to the impact of inertial forces. In this procedure, the dynamic loads acting on the structure are multiplied by a coefficient, the FAD, which aims to increase these actions and thus avoid structural calculation considering the effect of acceleration. Therefore, this work proposes a comparison between the dynamic effects modeled through the traditional approach, using FAD, and those obtained through a computational model that utilizes the finite element method in which inertial forces are considered.

Orientador(es)
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES

Catalogação
2023-12-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65677@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65677@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65677


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