Título
[en] DETERMINATION OF THE DYNAMIC AMPLIFICATION FACTOR (DAF) IN A LIFTING OPERATION
Título
[pt] DETERMINAÇÃO DO FATOR DE AMPLIFICAÇÃO DINÂMICA (FAD) EM UMA OPERAÇÃO DE IÇAMENTO
Vocabulário
[pt] ANALISE DINAMICA
Vocabulário
[pt] CARREGAMENTOS DINAMICOS
Vocabulário
[pt] FATOR DE AMPLIFICACAO DINAMICA
Vocabulário
[pt] ICAMENTO
Vocabulário
[pt] ANSYS
Vocabulário
[en] DYNAMIC ANALYSIS
Vocabulário
[en] DYNAMIC LOADINGS
Vocabulário
[en] DYNAMIC AMPLIFICATION FACTOR
Vocabulário
[en] LIFTING
Vocabulário
[en] ANSYS
Resumo
[pt] Uma das diferenças entre as operações de içamento Offshore, Inshore e
içamento em terra é a intensidade das forças dinâmicas atuantes na carga,
no cabo e no guindaste. Esta intensidade pode chegar a várias vezes o valor
da carga estática.
A força dinâmica ocorre por causa de movimentos da base do guindaste e
da carga antes e durante o içamento. São provocados sobretudo por vento,
corrente e principalmente por onda. Um exemplo típico é o caso de um
guindaste instalado em um FPSO retirando um contêiner de um barco de
apoio (supply vessel). Desse conceito vem um importante parâmetro de
projeto, fundamental para a segurança das operações de içamento, que é
o Fator de Amplificação Dinâmica (FAD).
Tradicionalmente, as análises de içamento são feitas por meio de um
procedimento pseudo-estático onde as cargas móveis são consideradas sem
a devida atenção ao impacto das forças inerciais. Neste procedimento, as
cargas dinâmicas atuantes na estrutura são multiplicadas por um coeficiente,
FAD, que tem por objetivo majorar essas ações e, desta forma, evitar o
cálculo estrutural onde se considere o efeito da aceleração. Assim sendo,
é proposto nesse trabalho uma comparação entre os efeitos dinâmicos
modelados por meio da abordagem tradicional, por meio do FAD, e aqueles
obtidos por meio de um modelo computacional que utiliza o método dos
elementos finitos no qual as forças inerciais são consideradas.
Resumo
[en] One of the differences between Offshore, Inshore, and onshore lifting operations is the intensity of the dynamic forces acting on the load, the cable,
and the crane. This intensity can reach several times the value of the static
load. The dynamic force occurs due to movements of the crane base and the
load before and during the lifting. These are primarily caused by wind,
current, and especially by waves. A typical example is a crane installed
on an FPSO (Floating Production, Storage and Offloading) removing a
container from a supply vessel. From this concept comes an important
design parameter, fundamental for the safety of lifting operations, which
is the Dynamic Amplification Factor (FAD).
Traditionally, lifting analysis are carried out through a pseudo-static procedure where moving loads are considered without due attention to the
impact of inertial forces. In this procedure, the dynamic loads acting on
the structure are multiplied by a coefficient, the FAD, which aims to increase these actions and thus avoid structural calculation considering the
effect of acceleration. Therefore, this work proposes a comparison between
the dynamic effects modeled through the traditional approach, using FAD,
and those obtained through a computational model that utilizes the finite
element method in which inertial forces are considered.
Orientador(es)
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES
Catalogação
2023-12-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65677@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65677@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65677
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