Título
[pt] AVALIAÇÃO COMPARATIVA TERMODINÂMICA E DAS EMISSÕES NA UTILIZAÇÃO DO HIDROGÊNIO E DO QUEROSENE DE AVIAÇÃO EM UM MOTOR AERONÁUTICO
Título
[en] COMPARATIVE THERMODYNAMIC AND EMISSIONS ASSESSMENT IN THE USE OF AVIATION KEROSENE AND HYDROGEN IN AN AERONAUTICAL ENGINE
Vocabulário
[pt] EMISSOES
Vocabulário
[pt] TURBOFAN
Vocabulário
[pt] QUEROSENE DE AVIACAO
Vocabulário
[pt] MOTOR AERONAUTICO
Vocabulário
[pt] TERMODINAMICA
Vocabulário
[pt] HIDROGENIO
Vocabulário
[en] EMISSIONS
Vocabulário
[en] TURBOFAN
Vocabulário
[en] AVIATION KEROSENE
Vocabulário
[en] AERONAUTICAL ENGINE
Vocabulário
[en] THERMODYNAMICS
Vocabulário
[en] HYDROGEN
Resumo
[pt] Com a necessidade global de descarbonização da atmosfera, a utilização
de combustíveis alternativos no setor aeronáutico se mostrou relevante nos
últimos anos. O hidrogênio é uma forma de energia renovável que pode ser
produzida de forma limpa, além de ser uma alternativa promissora aos
combustíveis fósseis que contribui para a redução das emissões de gases
de efeito estufa e para a transição de um setor aéreo mais limpo e
sustentável. O objetivo do trabalho é realizar uma modelagem
termodinâmica comparativa em um motor Turbofan General Eletric GE-90
com a utilização do querosene de aviação e hidrogênio em três etapas de
voo: Subida, Cruzeiro e Aproximação, verificando as vantagens e
desvantagens de cada combustível nesse tipo de motor. Essa análise foi
realizada por meio de dois softwares: Matlab e Gasturb, para que haja uma
melhor comparação entre os resultados. Ademais, foram realizados os
cálculos das emissões geradas por esse motor em um percurso do Rio de
Janeiro – Paris em um Boeing 777-300ER, incluindo as três etapas de voo,
com a utilização do hidrogênio e querosene de aviação. Para o querosene,
calcularam-se as emissões de 𝐶𝑂2, 𝐶𝑂, 𝐻𝐶, 𝑀𝑃, 𝑁𝑂𝑥 𝑒 𝐻2𝑂 e para o
hidrogênio apenas 𝑁𝑂𝑥 𝑒 𝐻2𝑂. Com isso, os resultados das simulações
foram então comparados para os dois combustíveis, onde observou-se que
para produzir o empuxo necessário para as três etapas de voo definidas, o
hidrogênio precisou-se de uma vazão de aproximadamente 3x menor que
o querosene, mantendo a performance da aeronave. Em contrapartida,
houve um aumento na temperatura de saída da câmara de combustão, que
por sua vez, ocasionou um aumento das emissões de 𝑁𝑂𝑥 durante o voo
de aproximação e subida, já em voo de cruzeiro houve uma redução dessas
emissões, principalmente, pelo fato de a diferença de vazão ter uma
influência maior no cálculo, porém, somando esses fatores, a utilização de
hidrogênio reduziu em torno de 60% esse poluente.
Além disso, como o processo de combustão do hidrogênio, gera água como
principal produto, houve um aumento significativo da emissão de vapor de
𝐻2𝑂, equivalente a 3x mais comparado ao querosene, o que pode provocar
contrails e a formação de nuvens o que pode interferir nas mudanças
climáticas.
Resumo
[en] With the global need for atmospheric decarbonization, the use of alternative
fuels in the aviation sector has become significant in recent years. Hydrogen
is a form of renewable energy that can be produced cleanly and is a
promising alternative to fossil fuels, contributing to the reduction of
greenhouse gas emissions and the transition to a cleaner and more
sustainable aviation sector. The aim of this study is to perform comparative
thermodynamic modeling on a General Electric GE-90 Turbofan engine
using both aviation kerosene and hydrogen in three flight stages: Climb,
Cruise, and Approach, examining the advantages and disadvantages of
each fuel in this type of engine. This analysis was carried out using two
software programs: Matlab and Gasturb, to facilitate a better comparison
between the results. Moreover, calculations were made of the emissions
generated by this engine on a Rio de Janeiro – Paris flight in a Boeing 777-
300ER, including the three flight stages, using both hydrogen and aviation
kerosene. For kerosene, emissions of 𝐶𝑂2, 𝐶𝑂, 𝐻𝐶, 𝑀𝑃, 𝑁𝑂𝑥 𝑒 𝐻2𝑂 were
calculated, while for hydrogen, only 𝑁𝑂𝑥 and 𝐻2𝑂 were considered. As a
result, the simulation outcomes were then compared for the two fuels, where
it was observed that to produce the necessary thrust for the three defined
flight stages, hydrogen required a flow rate approximately 3 times lower than
kerosene, maintaining the aircraft s performance. In contrast, there was an
increase in the combustion chamber exit temperature, which in turn led to
an increase in 𝑁𝑂𝑥 emissions during the climb and approach phases, while
in cruise flight there was a reduction in these emissions, mainly due to the
fact that the flow rate difference had a greater influence on the calculation.
However, adding up these factors, the use of hydrogen reduced this
pollutant by about 60%. Furthermore, as the combustion process of
hydrogen mainly produces water, there was a significant increase in the
emission of 𝐻2𝑂 vapor, equivalent to 3 times more compared to kerosene,
which can lead to contrails and cloud formation, potentially affecting climate
change.
Orientador(es)
MARCOS SEBASTIAO DE PAULA GOMES
Catalogação
2023-12-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65655@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65655@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65655
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