Título
[pt] FERRAMENTAS DA QUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO NO DIA A DIA EM UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO
Título
[en] QUALITY TOOLS: A STUDY ON DAY-TO-DAY APPLICATION IN A COMPANY IN THE CONSUMER GOODS INDUSTRY
Autor
[pt] RICARDO BARBOSA MOLINARO JUNIOR
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA
Vocabulário
[pt] EMPRESA MULTINACIONAL
Vocabulário
[pt] BALANCED SCORECARD
Vocabulário
[pt] SIX SIGMA-6 SIGMA
Vocabulário
[pt] BENS DE CONSUMO
Vocabulário
[pt] GESTAO
Vocabulário
[pt] MANUFATURA ENXUTA
Vocabulário
[pt] ENTREVISTA
Vocabulário
[pt] QUALIDADE
Vocabulário
[en] INDUSTRY
Vocabulário
[en] MULTINATIONAL COMPANY
Vocabulário
[en] BALANCED SCORECARD
Vocabulário
[en] SIX SIGMA-6 SIGMA
Vocabulário
[en] CONSUMER GOODS
Vocabulário
[en] MANAGEMENT
Vocabulário
[en] LEAN MANUFACTURING
Vocabulário
[en] INTERVIEWS
Vocabulário
[en] QUALITY
Resumo
[pt] O objetivo deste estudo foi investigar como ferramentas e procedimentos
de qualidade podem trazer benefícios reais para empresas de bens de consumo,
ilustrando as possibilidades e vantagens de sua utilização por meio de exemplos
reais de atuação da empresa estudada. O estudo buscou compreender os
benefícios percebidos pelos colaboradores, assim como os benefícios
contabilizados pela empresa através de seu mapa estratégico e sistemas de
monitoramento implementados a partir do final de 2022. O estudo também teve
como objetivo compreender os benefícios percebidos pelos colaboradores
decorrentes da implementação citada acima. Além disso, foram realizadas
entrevistas pessoais com 14 funcionários da empresa para entender suas
percepções sobre a implementação, assim como seu entendimento sobre as
teorias discorridas neste texto. Por fim, pôde-se concluir que foi possível
entender os ganhos obtidos pela empresa através da implementação de um
sistema integrado de qualidade em suas operações. Conclui-se que existe uma
clara relação entre as teorias apresentadas aqui com os resultados obtidos no
campo, desde que a implementação siga um passo a passo claro e alinhado com
tais teorias.
Resumo
[en] The objective of this study was to investigate how quality tools and
procedures can bring real benefits to consumer goods companies, illustrating the
possibilities and advantages of their use through real examples of the company
studied. The study sought to understand the benefits perceived by employees,
as well as the benefits recorded by the company through its strategic map and
monitoring systems implemented from the end of 2022. The study also aimed to
understand the benefits perceived by employees resulting from the
implementation mentioned above. In addition, personal interviews were carried
out with 14 company employees to understand their perceptions about the
implementation, as well as their understanding of the theories discussed in this
text. Finally, it was concluded that it was possible to understand the gains
obtained by the company through the implementation of an integrated quality
system in its operations. It is concluded that there is a clear relationship between
the theories presented here and the results obtained in the field, as long as the
implementation follows a clear step by step and is aligned with such theories
Orientador(es)
SYLVIA THEREZINHA DE ALMEIDA MORAES
Catalogação
2023-12-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65543@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65543@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65543
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