Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ANALYSIS OF THE FLAMENGO FAN MEMBERSHIP PROGRAM

Título
[pt] ANÁLISE DO PROGRAMA DE SÓCIO TORCEDOR DO FLAMENGO

Autor
[pt] GABRIELLE MARTINS AQUINO

Vocabulário
[pt] FIDELIDADE

Vocabulário
[pt] PROGRAMA DE SOCIO TORCEDOR

Vocabulário
[pt] FLAMENGO

Vocabulário
[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO

Vocabulário
[pt] ESPORTE

Vocabulário
[en] FIDELITY

Vocabulário
[en] FAN MEMBERSHIP PROGRAM

Vocabulário
[en] FLAMENGO

Vocabulário
[en] MARKETING OF RELATIONSHIP

Vocabulário
[en] SPORT

Resumo
[pt] No início do século XXI a situação financeira dos clubes de futebol era de muitas dívidas. Para os clubes se desenvolverem, buscando atrair novos consumidores, começam a profissionalizar e apresentar uma gestão de finanças e marketing mais estruturada. Um exemplo disto é o programa sócio torcedor. No Flamengo, o programa de sócio torcedor foi lançado em 2013 quando havia uma previsão de cerca de 1,6 milhão de sócios, o que não aconteceu. Hoje com 45 milhões de torcedores, são apenas 103.000 sócio torcedores ativos. Milhões de torcedores ainda podem ser atraídos e o presente trabalho pretende analisar o Programa de Sócio Torcedor do maior clube do Brasil, sob a perspectiva do Marketing de Relacionamento, com base na percepção dos próprios torcedores.

Resumo
[en] At the beginning of the 21st century, the financial situation of football clubs was full of debt. For clubs to develop, seeking to attract new consumers, they begin to professionalize and present more structured financial and marketing management. An example of this is the fan partner program. At Flamengo, the fan membership program was launched in 2003 when there was a forecast of around 1.6 million members, which did not happen. Today, with 45 million fans, there are only 130,000 active fan members. Millions of fans can still be attracted and this work aims to analyze the Supporter Membership Program of the biggest club in Brazil, from the perspective of Relationship Marketing, based on the perception of the fans themselves.

Orientador(es)
MARCO AURELIO DE SA RIBEIRO

Catalogação
2023-12-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65534@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65534@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65534


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