Título
[pt] O IMPACTO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE E DE SEUS ANTECEDENTES NA LEALDADE A UMA MARCA DE AUTOMÓVEL
Título
[en] THE IMPACT OF CUSTOMER SATISFACTION ON REPURCHASE INTENTION AND LOYALTY TO A CAR BRAND
Autor
[pt] THOMAS RODRIGUES SAMPAIO
Vocabulário
[pt] SATISFACAO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] LEALDADE DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] QUALIDADE PERCEBIDA
Vocabulário
[pt] IMAGEM DE MARCA
Vocabulário
[pt] AUTOMOVEL
Vocabulário
[en] CONSUMER SATISFACTION
Vocabulário
[en] CUSTOMER LOYALTY
Vocabulário
[en] PERCEIVED QUALITY
Vocabulário
[en] BRAND IMAGE
Vocabulário
[en] CARS
Resumo
[pt] Levando em conta que o setor automotivo é um dos mais competitivos a
nível global e está em constante desenvolvimento, impulsionado pela
necessidade das marcas de atrair e manter clientes, torna-se claro que é crucial
entender mais profundamente a lealdade do consumidor no contexto da compra
de veículos. Dessa forma, a finalidade deste trabalho é avaliar como a imagem
de marca, qualidade percebida e satisfação do cliente interagem e impactam na
criação da lealdade do consumidor neste segmento do setor automotivo,
propondo um novo modelo conceitual para tal. Para validar as associações
propostas, realizou-se uma survey online com indivíduos que possuem ou já
possuíram veículos de qualquer tipo. Os dados coletados foram avaliados por
meio de modelagem de equações estruturais, e os resultados sugerem que a
imagem da marca tem um impacto positivo na qualidade percebida, que por sua
vez influencia a satisfação do consumidor e, consequentemente, a lealdade do
consumidor.
Resumo
[en] Taking into account that the automotive sector is one of the most
competitive globally and is constantly developing, driven by the need of brands to
attract and retain customers, it becomes clear that a deeper understanding of
customer loyalty in the context of vehicle purchasing is crucial. Therefore, the
purpose of this work is to evaluate how brand image, perceived quality, and
customer satisfaction interact and impact the creation of customer loyalty in this
segment of the automotive sector, proposing a new conceptual model for this
purpose. To validate the proposed associations, an online survey was conducted
with individuals who own or have previously owned vehicles of any type. The
data collected were assessed using structural equation modeling, and the results
suggest that brand image has a positive impact on perceived quality, which in
turn influences customer satisfaction and, consequently, customer loyalty.
Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA
Catalogação
2023-12-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65521@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65521@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65521
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF