Título
[en] BEHAVIORAL FINANCE: DIGITAL INFLUENCERS AND THEIR INTERFERENCE IN THE REAL ESTATE FUNDS (FIIS) MARKET
Título
[pt] FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INFLUENCIADORES DIGITAIS E SUA INTERFERÊNCIA NO MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIS)
Autor
[pt] ANITA REIS QUEIROZ
Vocabulário
[pt] FINANCA COMPORTAMENTAL
Vocabulário
[pt] INFLUENCIADOR
Vocabulário
[pt] EFEITO MANADA
Vocabulário
[pt] MERCADO FINANCEIRO
Vocabulário
[en] BEHAVIORAL FINANCE
Vocabulário
[en] INFLUENCER
Vocabulário
[en] HERD EFFECT
Vocabulário
[en] FINANCIAL MARKET
Resumo
[pt] Com o crescimento da internet e das redes sociais, o mundo vem se
tornando um lugar mais dinâmico e de maior acesso a informações. Dentro das
redes, um nicho em específico vem crescendo muito: o de influenciadores
digitais. Estes influenciadores divulgam aspectos do seu dia a dia e informações
que consideram relevantes a seus seguidores. Dentro deste núcleo de
influenciadores, existem os que abordam a temática de investimentos, divulgando
suas opiniões sobre o mercado e notícias.
Nesta pesquisa, foi buscado entender se estes influenciadores detêm algum
poder de persuasão sobre seus seguidores e se essa divulgação de notícias e
opiniões afeta ou não o mercado financeiro brasileiro.
Para comprovar essa hipótese foi feita uma análise estatística, através da
correlação de Pearson, visando identificar se haveria ou não alguma relação entre
a postagem de vídeos de sugestões de investimentos e um possível efeito
manada. Neste estudo foram analisados 10 fundos de investimentos imobiliários,
todos escolhidos a partir de vídeos publicados por influenciadores, num período
de cinco meses antes da publicação do vídeo e dois meses depois.
Após a análise foi concluído que estes influenciadores não possuem poder
de manipulação de mercado, tendo em vista que a correlação analisada foi fraca.
Assim, conclui-se que eles não possuem força suficiente para alterar o mercado
brasileiro.
Resumo
[en] With the growth of internet and social media, the world is becoming a more
dynamic place with greater access to information. Within social media, a specific
niche has been growing a lot: of digital influencers. These influencers share
aspects of their daily lives and information they consider relevant to their followers.
Within this group of influencers, there are those who focus on investment-related
topics, sharing their opinions on the market and news.
This research aimed to understand whether these influencers hold any power
of persuasion over their followers and if the dissemination of news and opinions
affect or not the Brazilian financial market.
To prove this hypothesis a statistical analysis was carried out using the
Pearson s correlation, aiming to identify whether there would be any relationship
between posting investment recommendation videos and a potential herding
effect. In this study, 10 real estate investment funds were analyzed, all chosen
based on videos published by influencers, in a period of five months before the
video s publication and two months after.
After the analysis, it was concluded that these influencers do not have the
power to manipulate the market, considering that the correlation analyzed was
weak. Therefore, it is concluded that they do not have enough strength to change
the Brazilian market.
Orientador(es)
FERNANDO CARLOS RODRIGUES CORTEZI
Catalogação
2023-12-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65419
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