Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BEHAVIORAL FINANCE: DIGITAL INFLUENCERS AND THEIR INTERFERENCE IN THE REAL ESTATE FUNDS (FIIS) MARKET

Título
[pt] FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INFLUENCIADORES DIGITAIS E SUA INTERFERÊNCIA NO MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIS)

Autor
[pt] ANITA REIS QUEIROZ

Vocabulário
[pt] FINANCA COMPORTAMENTAL

Vocabulário
[pt] INFLUENCIADOR

Vocabulário
[pt] EFEITO MANADA

Vocabulário
[pt] MERCADO FINANCEIRO

Vocabulário
[en] BEHAVIORAL FINANCE

Vocabulário
[en] INFLUENCER

Vocabulário
[en] HERD EFFECT

Vocabulário
[en] FINANCIAL MARKET

Resumo
[pt] Com o crescimento da internet e das redes sociais, o mundo vem se tornando um lugar mais dinâmico e de maior acesso a informações. Dentro das redes, um nicho em específico vem crescendo muito: o de influenciadores digitais. Estes influenciadores divulgam aspectos do seu dia a dia e informações que consideram relevantes a seus seguidores. Dentro deste núcleo de influenciadores, existem os que abordam a temática de investimentos, divulgando suas opiniões sobre o mercado e notícias. Nesta pesquisa, foi buscado entender se estes influenciadores detêm algum poder de persuasão sobre seus seguidores e se essa divulgação de notícias e opiniões afeta ou não o mercado financeiro brasileiro. Para comprovar essa hipótese foi feita uma análise estatística, através da correlação de Pearson, visando identificar se haveria ou não alguma relação entre a postagem de vídeos de sugestões de investimentos e um possível efeito manada. Neste estudo foram analisados 10 fundos de investimentos imobiliários, todos escolhidos a partir de vídeos publicados por influenciadores, num período de cinco meses antes da publicação do vídeo e dois meses depois. Após a análise foi concluído que estes influenciadores não possuem poder de manipulação de mercado, tendo em vista que a correlação analisada foi fraca. Assim, conclui-se que eles não possuem força suficiente para alterar o mercado brasileiro.

Resumo
[en] With the growth of internet and social media, the world is becoming a more dynamic place with greater access to information. Within social media, a specific niche has been growing a lot: of digital influencers. These influencers share aspects of their daily lives and information they consider relevant to their followers. Within this group of influencers, there are those who focus on investment-related topics, sharing their opinions on the market and news. This research aimed to understand whether these influencers hold any power of persuasion over their followers and if the dissemination of news and opinions affect or not the Brazilian financial market. To prove this hypothesis a statistical analysis was carried out using the Pearson s correlation, aiming to identify whether there would be any relationship between posting investment recommendation videos and a potential herding effect. In this study, 10 real estate investment funds were analyzed, all chosen based on videos published by influencers, in a period of five months before the video s publication and two months after. After the analysis, it was concluded that these influencers do not have the power to manipulate the market, considering that the correlation analyzed was weak. Therefore, it is concluded that they do not have enough strength to change the Brazilian market.

Orientador(es)
FERNANDO CARLOS RODRIGUES CORTEZI

Catalogação
2023-12-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65419


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF