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Título
[pt] O DIREITO À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autor
[pt] MARCELLA MARQUES RANGEL

Vocabulário
[pt] HISTORIA

Vocabulário
[pt] DIREITO

Vocabulário
[pt] CURRICULO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INCLUSIVA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Resumo
[pt] A pesquisa “ O direito à inclusão da pessoa com deficiência: desafios da formação docente" pretende analisar a historicidade do tema educação inclusiva. O âmbito pelo qual situo o presente trabalho é na didática e a forma como o ensino irá se relacionar com o diferente. Partindo da premissa de que a inclusão é um ato possível a todos, este trabalho busca trazer alternativas viáveis para tornar o ensino de história mais inclusivo. Busco através deste trabalho situar a pessoa com deficiência como sujeito de direito, além de destacar a luta de pessoas com deficiência para ter acesso ao ensino, os desafios que elas enfrentam, e, ainda, trazer algumas reflexões sobre como docentes de licenciaturas vêm lidando com este desafio. Desse modo, irei discorrer sobre disciplinas presentes nas grades dos cursos de licenciatura em história em diferentes universidades do Rio de Janeiro para tentar entender onde está o déficit e o que as mesmas oferecem para essa discussão. O objetivo é desmistificar a ideia de que somente a matrícula é a solução e além disso trazer alternativas palpáveis de abordagens educacionais que contemplem a inclusão.

Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Catalogação
2023-11-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65287@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65287


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