Título
[pt] O DIREITO À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor
[pt] MARCELLA MARQUES RANGEL
Vocabulário
[pt] HISTORIA
Vocabulário
[pt] DIREITO
Vocabulário
[pt] CURRICULO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INCLUSIVA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Resumo
[pt] A pesquisa “ O direito à inclusão da pessoa com deficiência: desafios da formação docente"
pretende analisar a historicidade do tema educação inclusiva. O âmbito pelo qual situo o
presente trabalho é na didática e a forma como o ensino irá se relacionar com o diferente.
Partindo da premissa de que a inclusão é um ato possível a todos, este trabalho busca trazer
alternativas viáveis para tornar o ensino de história mais inclusivo. Busco através deste
trabalho situar a pessoa com deficiência como sujeito de direito, além de destacar a luta de
pessoas com deficiência para ter acesso ao ensino, os desafios que elas enfrentam, e, ainda,
trazer algumas reflexões sobre como docentes de licenciaturas vêm lidando com este desafio.
Desse modo, irei discorrer sobre disciplinas presentes nas grades dos cursos de licenciatura
em história em diferentes universidades do Rio de Janeiro para tentar entender onde está o
déficit e o que as mesmas oferecem para essa discussão. O objetivo é desmistificar a ideia de
que somente a matrícula é a solução e além disso trazer alternativas palpáveis de abordagens
educacionais que contemplem a inclusão.
Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Catalogação
2023-11-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65287@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65287
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