Título
[pt] EDUCAÇÃO X COR NO IMPÉRIO BRASILEIRO: A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E ACESSO AO ENSINO NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Autor
[pt] AMANDA DE FRANCA FERREIRA LIMA
Vocabulário
[pt] REGULACAO
Vocabulário
[pt] INSTRUCAO PUBLICA
Vocabulário
[pt] NACIONALIDADE
Vocabulário
[pt] ORDENACAO LITERARIA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Resumo
[pt] A monografia tem como principal objetivo compreender como a construção
dos conceitos de raça e da nação influenciaram diretamente na formação do público
alvo para a Instrução Pública no Brasil. Compreendendo como estes conceitos
foram adequados às pautas discutidas no país durante o século XIX, influenciando
diretamente a formação cultural e política. Por meio do uso da legislação Imperial
sobre a Instrução Pública de 1854 desenvolvendo uma discussão sobre os porquês
de seu desenvolvimento o texto pretende abarcar os processos de criação de
diferenças possibilitado por essas adequações. Este aprofundamento é feito durante
o texto a partir da utilização do exemplo da Escola do Professor Pretextato dos
Passos para evidenciar como está influência foi efetiva de forma política e também
social. Entendendo como mesmo distante do processo ligado a legislação a
convivência em sociedade passava diretamente pelo crivo da dinâmica de
segregação racial característica do Brasil oitocentista.
Orientador(es)
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
Catalogação
2023-11-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65220@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65220
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