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Título
[pt] EDUCAÇÃO X COR NO IMPÉRIO BRASILEIRO: A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E ACESSO AO ENSINO NO BRASIL DO SÉCULO XIX

Autor
[pt] AMANDA DE FRANCA FERREIRA LIMA

Vocabulário
[pt] REGULACAO

Vocabulário
[pt] INSTRUCAO PUBLICA

Vocabulário
[pt] NACIONALIDADE

Vocabulário
[pt] ORDENACAO LITERARIA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Resumo
[pt] A monografia tem como principal objetivo compreender como a construção dos conceitos de raça e da nação influenciaram diretamente na formação do público alvo para a Instrução Pública no Brasil. Compreendendo como estes conceitos foram adequados às pautas discutidas no país durante o século XIX, influenciando diretamente a formação cultural e política. Por meio do uso da legislação Imperial sobre a Instrução Pública de 1854 desenvolvendo uma discussão sobre os porquês de seu desenvolvimento o texto pretende abarcar os processos de criação de diferenças possibilitado por essas adequações. Este aprofundamento é feito durante o texto a partir da utilização do exemplo da Escola do Professor Pretextato dos Passos para evidenciar como está influência foi efetiva de forma política e também social. Entendendo como mesmo distante do processo ligado a legislação a convivência em sociedade passava diretamente pelo crivo da dinâmica de segregação racial característica do Brasil oitocentista.

Orientador(es)
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER

Catalogação
2023-11-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65220@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65220


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