Título
[pt] ESPORTES AQUÁTICOS COMO EXPERIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE E COLABORAÇÃO COM A CULTURA OCEÂNICA
Título
[en] WATER SPORTS AS AN EXPERIENCE TO SUSTAINABILITY LEARNING AND COLLABORATION TO OCEAN LITERACY
Autor
[pt] MANOELA BARBOSA DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL
Vocabulário
[pt] CULTURA OCEANICA
Vocabulário
[pt] ESPORTE
Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY
Vocabulário
[en] EXPERIENTIAL LEARNING
Vocabulário
[en] OCEAN LITERACY
Vocabulário
[en] SPORT
Resumo
[pt] A ciência oceânica carece de um diálogo estruturado entre os conhecimentos
técnico e empírico social, em particular com o esporte. São escassos os trabalhos que
estimulam e conectam cientistas do mar e esportistas aquáticos. A falta de
comunicação entre estes setores sociais inviabiliza oportunidades que agregam para a
sustentabilidade do oceano. Por conta disto, e em busca de analisar o potencial que os
esportes aquáticos possuem para o desenvolvimento da cultura oceânica no Brasil,
esse trabalho propõe uma metodologia de aprendizagem experiencial que conecta a
educação do surf a temas da sustentabilidade, oferecendo aos educadores desse
esporte uma ferramenta capaz de propagar a Cultura Oceânica. A metodologia tem
como base a Teoria da Aprendizagem Experiencial, desenvolvida em sua maior parte
por David Kolb (1984). Nesta abordagem, o aprendizado se inicia a partir da
experiência direta de cada pessoa, seguida de reflexões, conceituação e ações
estimuladas para internalização e fixação da aprendizagem. A metodologia proposta
neste trabalho conecta a aprendizagem prática do surf a reflexões, conceitos e
estímulos comportamentais ligados à Cultura Oceânica. Para compreender o contexto
do público em relação ao tema, e averiguar a importância da criação desta
metodologia, foram realizadas quinze entrevistas em profundidade: oito com
educadores do oceano e sete com educadores do surf. A abordagem teórico-metodológica do construcionismo social de Spink (2013) orientou o desenho da
pesquisa e a análise das entrevistas. Ambos os grupos de educadores concordaram
com o importante papel do esporte como ferramenta de sensibilização para
aprendizagem da sustentabilidade do oceano e disseminação da cultura oceânica.
Resumo
[en] Ocean science lacks a structured dialogue between technical end empirical social knowledge, in particular with sport. There are only a few works that stimulate and connect ocean scientists and water sports enthusiasts. The absence of communication between those sectors prevents the creation of opportunities that contribute to the sustainability of the ocean. Therefore, in order to analyze the potential that water sports have for the development of Ocean Literacy in Brazil, surfing was used to build the methodology by which sport educators can propagate Ocean Literacy using scientifically based information through their own contact with the ocean. The methodology is based on the Experiential Learning Theory developed mostly by David Kolb (1984). Learning starts with the direct experience of each person, which will be the sport, along with their own experiences and the environment that surrounds them. Based on the feelings and observations generated by the practice of the sport, reflections, conceptualizations, and actions are stimulated to internalize and fix this learning. To ascertain the importance of creating this methodology, interviews were conducted, based on Spink s (2013) theoretical-methodological approach of social constructionism, with a group of eight ocean educators and seven surf educators. Both groups of educators agreed on the important role of water sports in the collaboration of Ocean Literacy, and its influence on society s understanding of the importance of ocean sustainability for their lives and the planet.
Orientador(es)
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR
Banca
ALEXANDRO SOLORZANO
Banca
FABIO RUBIO SCARANO
Banca
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR
Banca
FILIPE DE OLIVEIRA CHAVES
Banca
RONALDO ADRIANO CHRISTOFOLETTI
Catalogação
2023-11-16
Apresentação
2023-09-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64906@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64906@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64906
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF