Título
[pt] ADO-A-ADO, CADA UM NO SEU QUADRADO!: O LUGAR DAS REPRESENTAÇÕES NEGRAS PERIFÉRICAS NO DISCURSO MIDIÁTICO DO NOVO HOMEM DA MODA
Título
[en] ADO-AADO, CADA UM NO SEU QUADRADO!: THE PLACE OF BLACK REPRESENTATIONS FROM FAVELA IN THE MEDIA DISCOURSE OF THE NEW MAN OF FASHION
Autor
[pt] THIERRY DA SILVA COUTINHO
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] MANGUEIRA
Vocabulário
[pt] NOVO HOMEM
Vocabulário
[pt] NEGRO
Vocabulário
[pt] MODA
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO
Vocabulário
[pt] GENERO
Vocabulário
[en] COMMUNICATION
Vocabulário
[en] MANGUEIRA
Vocabulário
[en] NEW MAN
Vocabulário
[en] BLACK
Vocabulário
[en] FASHION
Vocabulário
[en] REPRESENTATION
Vocabulário
[en] GENDER
Resumo
[pt] A presente tese de doutorado tem como objetivo refletir o discurso do novo
homem da moda ocidental e suas representações midiáticas. A partir daí, proponho
analisar o lugar ocupado pelas identidades jovens, negras e periféricas brasileiras
nesse espaço. Para isso, realizo uma revisão bibliográfica sobre a noção de gênero
no Ocidente como uma construção social, de modo a pensar as hierarquias sociais
das masculinidades. Depois, apresento o novo homem e contextualizo o cenário
do seu surgimento, identificando as suas diferentes categorias mercadológicas. Em
seguida, utilizo a teoria das representações sociais para pensar as maneiras com
as quais a mídia e a moda representam os corpos negros, estabelecendo como
recorte as identidades negras residentes das favelas cariocas. Por fim, escolhi a
favela da Mangueira, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, para estabelecer
um comparativo entre essas imagens midiáticas do jovem favelado com os modos
e as modas dos jovens mangueirenses postados na rede social Instagram.
Resumo
[en] The present doctoral thesis aims to reflect the discourse of the new manof western fashion and its media representations. From there, I propose to analyze the place occupied by young, black and brazilian peripheral identities in this space. For this, I carry out a literature review on the notion of gender in the West as a social construction, in order to think about the social hierarchies of masculinities. Then, I present the new man and contextualize the scenario of its emergence, identifying its different marketing categories. Then, I use the theory of social representations to think about the ways in which the media and fashion represent black bodies, establishing the black identities residing in Rio s favelas as a cut. Finally, I chose Mangueira favela, located in the north of Rio de Janeiro, to establish a comparison between these media images of the young favelado with the ways and fashions of young people from Mangueira posted on the social network Instagram.
Orientador(es)
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
Banca
ALINE MOREIRA MONCORES
Banca
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS
Banca
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
Banca
PABLO MORENO FERNANDES VIANA
Banca
MARCIA DE MESQUITA CARVALHO
Catalogação
2023-11-14
Apresentação
2022-03-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64873@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64873@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64873
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