Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O DIREITO À ESCOLARIZAÇÃO: COMO AS NAÇÕES UNIDAS ENTENDEM E PROMOVEM O CONCEITO MÓVEL DE EDUCAÇÃO

Título
[en] THE RIGHT TO SCHOOLING: HOW THE UNITED NATIONS UNDERSTANDS AND PROMOTES THE SHIFTING CONCEPT OF EDUCATION

Autor
[pt] ANNA BECKER

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] UNICEF

Vocabulário
[pt] UNESCO

Vocabulário
[pt] NACOES UNIDAS

Vocabulário
[pt] COLONIALISMO

Vocabulário
[pt] ORGANIZACAO INTERNACIONAL

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] UNICEF

Vocabulário
[en] UNESCO

Vocabulário
[en] UNITED NATIONS

Vocabulário
[en] COLONIALISM

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL ORGANIZATION

Resumo
[pt] A educação se tornou uma área chave tanto em estados-nação e a nível global, em particular quando se trata da escolarização de crianças. Apesar da responsabilidade pela educação formal ser primariamente do Estado, Organizações Internacionais (OIs) têm se tornado progressivamente mais envolvidas neste campo. Esta dissertação discute as concepções de educação presents nas Nações Unidas através de duas de suas principais agências com um mandato no tema – UNICEF and UNESCO. Uma seleção de relatórios das agências são analisados através da Análise Crítica do Discurso (ACD) em relação com um conceito auqi chamado de escolarização tradicional. Este conceito é baseado em autores que discutem como uma forma de educação foi conceitualizada e institucionalizada como parte de processos politicos, econômicos e culturais na Europa Ocidental entre os séculos 17 e 19, servindo como reprodutores de uma certa ordem social. A disseração conduz um apanhado histórico da emergência e disseminação da escola formal, assim como o papel das Nações Unidas nesse processo, e analisa documentos do UNICEF e UNESCO que se referem à sua visão da educação, seus objetivos, importância, atores e métodos. Conclui-se que as visões das organizações nem sempre se alinham em relação a esses elementos, e apesar de frequentemente servirem como promotoras e disseminadoras da escolarização formal, há iniciativas divergentes que indicam que há espaço para a emergência de outras visões da educação.

Resumo
[en] Education has become a key policy area both in nation-states and at the global level, particularly when it comes to the schooling of children. Although responsibility for formal education primarily falls to the state, International Organisations (IOs) have increasingly become involved in this field. This dissertation discusses the conceptions of education present in the United Nations through two of its main agencies with a mandate on the subject – UNICEF and UNESCO. A selection of the agencies reports are analysed through the theoretical approach of Critical Discourse Analysis (CDA) in relation to a concept here called traditional schooling. This concept draws on authors that discuss how forms of education have been conceptualised and institutionalised as part of political, economic and cultural processes in Western Europe in the seventeenth to twentieth centuries, serving as reproducers of a certain social order. The dissertation conducts a historical overview of the emergence and dissemination of formal schooling, as well as the role of the United Nations in this process, and analyses UNICEF and UNESCO documents that refer to their vision of education, its goals, importance, actors and methods. It concludes that the organisations visions do not always align education s goals, importance, subjects and methods, and although they frequently serve as promoters and disseminators of traditional schooling, there are dissenting initiatives that indicate there is room for other visions of education to emerge.

Orientador(es)
ANDREA RIBEIRO HOFFMANN

Coorientador(es)
ALEXANDRE DORMEIER FREIRE

Banca
JANA TABAK

Banca
MONICA HERZ

Banca
ANDREA RIBEIRO HOFFMANN

Banca
ALEXANDRE DORMEIER FREIRE

Catalogação
2023-11-13

Apresentação
2022-09-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64812@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64812@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64812


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF