Título
[pt] QUANDO AS MULHERES FILMAM A CIDADE: AS IMAGENS PRIVADAS DE BRASÍLIA EM VERMELHO BRUTO OU O RETORNO DO PLANETA (2022)
Autor
[pt] GABRIELA SANTIAGO DE MATOS
Vocabulário
[pt] ARQUIVO
Vocabulário
[pt] BRASILIA
Vocabulário
[pt] DITADURA CIVIL-MILITAR
Vocabulário
[pt] MULHERES
Vocabulário
[pt] CINEMA
Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é a partir do longa-metragem Vermelho Bruto ou o retorno do
planeta (2022), dirigido por Amanda Devulsky, analisar a relação das quatro mulheres
colaboradoras do filme com a cidade de Brasília (BSB). Queremos mostrar que a partir da
perspectiva das imagens produzidas por elas na capital do país se diferencia do lugar das
representações do Distrito Federal visto de cima. A metodologia consiste na análise de
sequências filmadas no presente e do uso das imagens de arquivo familiares que o filme
retoma a partir de um ponto de vista estético, histórico e tecnológico. Essas mulheres têm
em comum o fato de terem sido mães na adolescência em Brasília durante a época da
redemocratização brasileira, nas décadas de 1980 e 1990, e se torna importante entender
também como o longa-metragem contribui para que elas construam um arquivo da
própria vida.
Catalogação
2023-11-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64606@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.64606
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