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Título
[en] FIGURATIONS OF LABOR IN BRAZILIAN FICTION CINEMA OF THE 21ST CENTURY: CONTINUITIES AND UPDATES

Título
[pt] FIGURAÇÕES DO TRABALHO NO CINEMA DE FICÇÃO BRASILEIRO DO SÉCULO XXI: PERMANÊNCIAS E ATUALIZAÇÕES

Autor
[pt] MICHELE PEREIRA RODRIGUES

Vocabulário
[pt] TRABALHO

Vocabulário
[pt] SECULO XXI

Vocabulário
[pt] FICCAO

Vocabulário
[pt] CINEMA BRASILEIRO

Vocabulário
[en] WORK

Vocabulário
[en] 21ST CENTURY

Vocabulário
[en] FICTION

Vocabulário
[en] BRAZILIAN CINEMA

Resumo
[pt] Este trabalho examina questões estéticas e sociais que envolvem as representações sobre o trabalho no cinema, sobretudo o cinema brasileiro, partindo da premissa de que os discursos sobre esse tema foram se modificando ao longo das décadas, assim como ocorreu também com as relações de trabalho. Como recorte, a proposta é uma análise crítica sobre quatro longas-metragens, a saber: Redemoinho (2016), Arábia (2017), Corpo Elétrico (2017) e Temporada (2018). O objetivo principal é investigar como o cinema de ficção brasileiro do século XXI vem discutindo as relações sujeito-trabalho na atualidade. Para tanto, buscamos discutir as aproximações entre arte e política através das perspectivas de Jacques Rancière adotamos também como marcos teóricos as obras de Michel Foucault, Christian Laval, Pierre Dardot, Richard Sennett e Ricardo Antunes, visando pensar as mudanças recentes no campo do trabalho. Além disso, Jacques Rancière e Vera Follain de Figueiredo nos ajudam a compreender as construções narrativas contemporâneas e, ainda mais especificamente, Ismail Xavier, Jean-Claude Bernardet e Alfredo Suppia, que tratam da representação da classe trabalhadora no cinema.

Resumo
[en] This research examines aesthetic and social issues surrounding representations of labor in cinema, particularly Brazilian cinema. It starts from the premise that discourses on this subject have evolved over the decades, much like labor relations themselves. As a focus, the proposal offers a critical analysis of four feature films: Redemoinho (2016), Arábia (2017), Corpo Elétrico (2017), and Temporada (2018). The main objective is to investigate how Brazilian fiction cinema of the 21st century discusses subject-work relations in the present day. To do so, we seek to discuss the connections between art and politics through the perspectives of Jacques Rancière. Additionally, we adopt the theoretical frameworks of Michel Foucault, Christian Laval, Pierre Dardot, Richard Sennett, and Ricardo Antunes to reflect on recent changes in the field of labor. Moreover, Jacques Rancière and Vera Follain de Figueiredo help us understand contemporary narrative constructions, particularly Ismail Xavier, Jean-Claude Bernardet, and Alfredo Suppia, who address the representation of the working class in cinema.

Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
EDUARDO MIRANDA SILVA

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
FELIPE DE CASTRO MUANIS

Banca
MARCIO DE VASCONCELLOS SERELLE

Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Catalogação
2023-10-31

Apresentação
2023-09-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64550


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