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Título
[en] CHILDHOOD, FAMILY AND CONSUMPTION: AN ANALYSIS OF ADVERTISEMENTS PUBLISHED IN THE FIRST THREE YEARS OF PAIS AND FILHOS MAGAZINE

Título
[pt] INFÂNCIA, FAMÍLIA E CONSUMO: UMA ANÁLISE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA REVISTA PAIS E FILHOS

Autor
[pt] PATRICIA MELLO MENDES KOSLINSKI

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[pt] HISTORIA CULTURAL DA PUBLICIDADE

Vocabulário
[pt] PAIS E FILHOS

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO E CONSUMO

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Vocabulário
[en] CULTURAL HISTORY OF ADVERTISING

Vocabulário
[en] PARENTS AND SONS

Vocabulário
[en] COMMUNICATION AND CONSUMPTION

Resumo
[pt] Esta dissertação realiza um estudo dos anúncios publicitários publicados na revista Pais e Filhos entre os anos de 1968 e 1971. O intuito é discutir de que forma as narrativas midiáticas ajudaram a constituir algumas noções e/ou representações em torno de certos modelos modernos de família e infância. A revista Pais e Filhos, publicação brasileira voltada para a família, foi lançada pela Bloch Editores S.A. em setembro de 1968 e circulou por mais de 40 anos no modelo impresso. Seu nascimento aconteceu em um momento de grandes transformações econômicas, sociais e políticas que modificaram substancialmente as práticas jornalísticas e os modelos produtivos dos meios de comunicação no Brasil. A revolução provocada pela pílula anticoncepcional, a intensificação da censura durante a ditadura militar, a explosão do consumo e o incremento tecnológico foram fatores que impactaram o mercado editorial apontando tanto para uma maior distribuição e alcance das mensagens da mídia quanto para o início do processo de segmentação na imprensa brasileira. Neste sentido, tendo como base teórica a abordagem culturalista dos estudos sobre consumo, esta pesquisa promove uma reflexão sobre como a Pais e Filhos se constituiu como uma importante publicação que, desde seus primeiros anos, ajudou a sustentar a vinculação entre a cultura do consumo e as noções modernas de família e infância.

Resumo
[en] This dissertation conducts a study of advertisements published in Parents and Sons magazine between the years 1968 to 1971. The aim is to discuss how medianarratives helped to constitute some notions and/or representations around certainmodern models of family and infancy. Parents and Sons magazine, a Brazilian familypublication, was launched by Bloch Editors S.A. in September 1968 and circulatedfor over forty years in print. Its birth took place at a time of great economic, socialand political transformations that substantially modified journalistic practices andproductive models of the media in Brazil. The revolution provoked by thecontraceptive pill, the intensification of censorship during the military dictatorship,the explosion of consumption and the technological increase were factors thatimpacted the publishing market, pointing both to a greater distribution and reach ofmedia messages and to the beginning of the process of segmentation in the Brazilianpress. In this sense, having as a theoretical basis the culturalist approach to studieson consumption, this research promotes a reflection on how Parents and Sonsmagazine was constituted as an important publication that, since its early years,helped to sustain the link between consumer culture and modern notions of familyand childhood.

Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Coorientador(es)
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Banca
ISABEL CRISTINA FEIX

Catalogação
2023-10-26

Apresentação
2023-09-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64450@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64450@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64450


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