Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MATERIAIS DIDÁTICOS E ATIVIDADES LÚDICAS EM INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL

Título
[en] TEACHING MATERIALS AND PLAYFUL ACTIVITIES IN ENVIRONMENTAL EDUCATION PROGRAMS

Autor
[pt] MARIANNE VON LACHMANN

Vocabulário
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL

Vocabulário
[pt] ATIVIDADES LUDICAS

Vocabulário
[pt] AREA PROTEGIDA

Vocabulário
[pt] EMPATIA

Vocabulário
[pt] MATERIAIS DIDATICOS

Vocabulário
[pt] DESIGN EM PARCERIA

Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION

Vocabulário
[en] PLAY

Vocabulário
[en] PROTECTED AREA

Vocabulário
[en] EMPATHY

Vocabulário
[en] DIDACTIC MATERIALS

Vocabulário
[en] DESIGN IN PARTNERSHIP

Resumo
[pt] Esta dissertação de mestrado busca apresentar resumidamente a dimensão das unidades de conservação (UCs) no Brasil, seus principais instrumentos de gestão e tecer considerações sobre as contribuições dessas ferramentas para programas e ações de educação ambiental, com foco no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). Para isso faz um recorte de iniciativas implantadas em áreas protegidas de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, em que se verificam atividades lúdicas como eixo do trabalho com crianças e jovens, para semear empatia e encantamento com a causa da conservação. Esta pesquisa busca delinear a importância do esforço continuado, presente nas iniciativas retratadas, de levar crianças das redes pública e privada de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, para atividades na natureza preservada. Os estímulos das áreas protegidas para o desenvolvimento e formação das crianças, sobretudo dos elos afetivos com esse espaço, que transformam espaço em lugar e são essenciais para a memória humana, também iluminam percursos para a geração de empatia e encantamento com a causa da conservação da natureza. Esses atributos motivam e impulsionam a curiosidade, a vontade de conhecer, de descobrir, irrigando o processo de aprendizagem de forma orgânica, espontânea e integrada.

Resumo
[en] This master s research seeks to present a summary of protected areas dimension in Brazil, their main management tools and reflections about these tools contributions to environmental education programs, with focus on the Serra dos Órgãos National Park (PARNASO). For this purpose, it outlines programs run in protected áreas of Petrópolis, Rio de Janeiro state, where one may verify the centrality of playful activities, as axis of the work with children and youngsters, to sow empathy and engagement with the cause of nature conservation. Thisresearch aims to point out the importance of continued efforts to take children from private and public schools, from kindergarten to high school, to engage inplayful activities in preserved nature. When the full potential of protected areas is harnessed for children s development and education, in particular by helping them forge emotional bonds with space, which transform space into place and are essential for human memory, then new ways of fostering empathy and engagement with nature conservation can come to light. These attributes kindle and excite curiosity, the desire to learn and discover, boosting the learning process in an organic, spontaneous, and integrated way.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Catalogação
2023-10-19

Apresentação
2022-02-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64382@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64382@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64382


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF