Título
[pt] MATERIAIS DIDÁTICOS E ATIVIDADES LÚDICAS EM INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL
Título
[en] TEACHING MATERIALS AND PLAYFUL ACTIVITIES IN ENVIRONMENTAL EDUCATION PROGRAMS
Autor
[pt] MARIANNE VON LACHMANN
Vocabulário
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL
Vocabulário
[pt] ATIVIDADES LUDICAS
Vocabulário
[pt] AREA PROTEGIDA
Vocabulário
[pt] EMPATIA
Vocabulário
[pt] MATERIAIS DIDATICOS
Vocabulário
[pt] DESIGN EM PARCERIA
Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION
Vocabulário
[en] PLAY
Vocabulário
[en] PROTECTED AREA
Vocabulário
[en] EMPATHY
Vocabulário
[en] DIDACTIC MATERIALS
Vocabulário
[en] DESIGN IN PARTNERSHIP
Resumo
[pt] Esta dissertação de mestrado busca apresentar resumidamente a dimensão
das unidades de conservação (UCs) no Brasil, seus principais instrumentos de
gestão e tecer considerações sobre as contribuições dessas ferramentas para
programas e ações de educação ambiental, com foco no Parque Nacional da Serra
dos Órgãos (PARNASO). Para isso faz um recorte de iniciativas implantadas em
áreas protegidas de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, em que se verificam
atividades lúdicas como eixo do trabalho com crianças e jovens, para semear
empatia e encantamento com a causa da conservação. Esta pesquisa busca
delinear a importância do esforço continuado, presente nas iniciativas retratadas,
de levar crianças das redes pública e privada de ensino, desde a Educação Infantil
ao Ensino Médio, para atividades na natureza preservada. Os estímulos das áreas
protegidas para o desenvolvimento e formação das crianças, sobretudo dos elos
afetivos com esse espaço, que transformam espaço em lugar e são essenciais para
a memória humana, também iluminam percursos para a geração de empatia e
encantamento com a causa da conservação da natureza. Esses atributos motivam e
impulsionam a curiosidade, a vontade de conhecer, de descobrir, irrigando o
processo de aprendizagem de forma orgânica, espontânea e integrada.
Resumo
[en] This master s research seeks to present a summary of protected areas dimension in Brazil, their main management tools and reflections about these tools contributions to environmental education programs, with focus on the Serra dos Órgãos National Park (PARNASO). For this purpose, it outlines programs run in protected áreas of Petrópolis, Rio de Janeiro state, where one may verify the centrality of playful activities, as axis of the work with children and youngsters, to sow empathy and engagement with the cause of nature conservation. Thisresearch aims to point out the importance of continued efforts to take children from private and public schools, from kindergarten to high school, to engage inplayful activities in preserved nature. When the full potential of protected areas is harnessed for children s development and education, in particular by helping them forge emotional bonds with space, which transform space into place and are essential for human memory, then new ways of fostering empathy and engagement with nature conservation can come to light. These attributes kindle and excite curiosity, the desire to learn and discover, boosting the learning process in an organic, spontaneous, and integrated way.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA
Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
Catalogação
2023-10-19
Apresentação
2022-02-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64382@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64382@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64382
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF