Título
[en] DO APPRENTICESHIP PROGRAMS INCREASE LABOR MARKET OPPORTUNITIES?
Título
[pt] PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM AUMENTAM AS OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TRABALHO?
Autor
[pt] DAVI PRADO NOVAIS MOURA
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO
Vocabulário
[pt] QUOTAS DE CONTRATACAO
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] LABOR MARKET ENTRY
Vocabulário
[en] HIRING QUOTAS
Resumo
[pt] Este artigo estuda o impacto de um dos maiores programas de aprendizagem do mundo, o programa Jovem Aprendiz no Brasil, nas decisões de contratação das empresas. O programa teve como objetivo expandir as oportunida desde emprego para jovens, combinando incentivos fiscais e cotas de contratação para que as empresas contratem aprendizes. No entanto, esses incentivos não impedem que as empresas substituam contratos de não aprendizes por contratos de aprendizes. Para avaliar esses efeitos, utilizamos uma abordagem de diferenças em diferenças escalonadas, que aproveita um limite exógeno para a entrada no programa. Nossos resultados indicam que as empresas aumentam a contratação de aprendizes após ultrapassar o limite. No entanto, esse aumento é acompanhado por uma redução na entrada de trabalhadores entrantes que não são aprendizes, o que é consistente com a hipótese de substituição.
Resumo
[en] This paper studies the impact of one of the largest apprenticeship
programs in the world, the Jovem Aprendiz program in Brazil, on firms
hiring decisions. The program aimed to expand job opportunities among young
individuals by combining tax incentives and hiring quotas for firms to hire
apprentices. However, these incentives do not prevent firms from substituting
non-apprentice contracts for apprentice contracts. To assess these effects, we
use a staggered differences-in-differences approach that leverages an exogenous
threshold for entry into the program. Our results indicate that firms increase
the hiring of apprentices after surpassing the threshold. However, this rise is
accompanied by a decline in the entry of non-apprentices first-time workers,
consistent with the substitution hypothesis.
Orientador(es)
TOMAS GUANZIROLI
Banca
GUSTAVO MAURICIO GONZAGA
Banca
TOMAS GUANZIROLI
Banca
ROGERIO BIANCHI SANTARROSA
Catalogação
2023-10-10
Apresentação
2023-06-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64275@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64275@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64275
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF