Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DO APPRENTICESHIP PROGRAMS INCREASE LABOR MARKET OPPORTUNITIES?

Título
[pt] PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM AUMENTAM AS OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TRABALHO?

Autor
[pt] DAVI PRADO NOVAIS MOURA

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO

Vocabulário
[pt] QUOTAS DE CONTRATACAO

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] LABOR MARKET ENTRY

Vocabulário
[en] HIRING QUOTAS

Resumo
[pt] Este artigo estuda o impacto de um dos maiores programas de aprendizagem do mundo, o programa Jovem Aprendiz no Brasil, nas decisões de contratação das empresas. O programa teve como objetivo expandir as oportunida desde emprego para jovens, combinando incentivos fiscais e cotas de contratação para que as empresas contratem aprendizes. No entanto, esses incentivos não impedem que as empresas substituam contratos de não aprendizes por contratos de aprendizes. Para avaliar esses efeitos, utilizamos uma abordagem de diferenças em diferenças escalonadas, que aproveita um limite exógeno para a entrada no programa. Nossos resultados indicam que as empresas aumentam a contratação de aprendizes após ultrapassar o limite. No entanto, esse aumento é acompanhado por uma redução na entrada de trabalhadores entrantes que não são aprendizes, o que é consistente com a hipótese de substituição.

Resumo
[en] This paper studies the impact of one of the largest apprenticeship programs in the world, the Jovem Aprendiz program in Brazil, on firms hiring decisions. The program aimed to expand job opportunities among young individuals by combining tax incentives and hiring quotas for firms to hire apprentices. However, these incentives do not prevent firms from substituting non-apprentice contracts for apprentice contracts. To assess these effects, we use a staggered differences-in-differences approach that leverages an exogenous threshold for entry into the program. Our results indicate that firms increase the hiring of apprentices after surpassing the threshold. However, this rise is accompanied by a decline in the entry of non-apprentices first-time workers, consistent with the substitution hypothesis.

Orientador(es)
TOMAS GUANZIROLI

Banca
GUSTAVO MAURICIO GONZAGA

Banca
TOMAS GUANZIROLI

Banca
ROGERIO BIANCHI SANTARROSA

Catalogação
2023-10-10

Apresentação
2023-06-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64275@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64275@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64275


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF