Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ADAPTAÇÃO LITERÁRIA NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: CLÁSSICOS E MEMÓRIA CULTURAL

Título
[en] LITERARY ADAPTATION IN CONVERGENCE CULTURE: CLASSICS AND CULTURAL MEMORY

Autor
[pt] MARCELA DUTRA DE OLIVEIRA S CRUZ

Vocabulário
[pt] ADAPTACAO

Vocabulário
[pt] CONVERGENCIA

Vocabulário
[pt] AUDIOVISUAL

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[en] ADAPTATION

Vocabulário
[en] CONVERGENCE

Vocabulário
[en] AUDIOVISUAL

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] LITERATURE

Resumo
[pt] Esta tese se dedica à análise do fenômeno cultural de multiplicação, em inúmeras versões, de determinadas obras clássicas, adaptadas recorrentemente pelo audiovisual. Estes textos e suas versões audiovisuais estabelecem relações intertextuais mais amplas e complexas do que um simples diálogo linear entre texto literário e versão, já que se inserem numa rede de referências e citações que também inclui as versões audiovisuais anteriores à mais recente, em uma lógica de espiral. A partir da seleção de três autoras cujas obras são frequentemente adaptadas: Jane Austen, Louisa May Alcott e Virginia Woolf, propomos verificar como o audiovisual, através das dinâmicas intertextuais e intermidiáticas que estabelece com obras clássicas da literatura, desempenha um papel significativo na articulação espiralada da memória cultural destes textos na contemporaneidade, mantendo-os em circulação em um contexto cultural de convergência. A retomada destes textos em diferentes contextos históricos, políticos e midiáticos, produz instâncias de reencontros com narrativas amplamente conhecidas pelo público e pela indústria audiovisual, abrindo diálogos entre os textos fonte, suas versões e as perspectivas particulares do seu tempo histórico de produção. O reencontro articula a memória cultural do texto clássico com uma nova circunstância de recepção audiovisual resultando em um universo acumulativo e retroalimentado de referências.

Resumo
[en] This thesis is dedicated to the analysis of the cultural phenomenon of the multiplication, in countless versions, of determined classic texts, which are constantly adapted by audiovisual products. These multiple audiovisual versions establish broader and more complex intertextual relations with the source text than a simple linear dialogue since their references and citations network could include not only the literary text but also the previous adapted products, in a spiraled logic. Through the selection of three authors, whose works are frequently adapted: Jane Austen, Louisa May Alcott and Virginia Woolf, we propose to verify how audiovisual versions, through intertextual and intermedia relations with classic works of literature, play a significant role in the spiraled articulation of the cultural memory of these texts in contemporary times, keeping them circulating in a convergence culture. To re-adapt them in diverse historical, political and mediatic contexts, produces opportunities of re-encountering widely recognized narratives, by both public and audiovisual industry allowing for dialogues between source text, multiple versions, and their specific context of production. To re-encounter articulates the classical text s cultural memory to a new circumstance of audiovisual reception, resulting in cumulative and continually sustained referential universe.

Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
JOAO LUIZ VIEIRA

Banca
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Banca
ALESSANDRA SOARES BRANDAO

Catalogação
2023-09-28

Apresentação
2022-04-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64145@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64145@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64145


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF