Título
[pt] O LUGAR DO ESPECTADOR-PARTICIPANTE NA OBRA DE LYGIA CLARK E HÉLIO OITICICA
Título
[en] THE PLACE OF THE PARTICIPATING SPECTATOR IN LYGIA CLARK S AND HÉLIO OITICICA S WORK
Autor
[pt] ANA ROSA SARAIVA CATALANO
Vocabulário
[pt] ARTE BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] HELIO OITICICA
Vocabulário
[pt] LYGIA CLARK
Vocabulário
[pt] PARTICIPANTE
Vocabulário
[pt] ESPECTADOR
Vocabulário
[pt] NEOCONCRETISMO
Vocabulário
[en] BRAZILIAN ART
Vocabulário
[en] HELIO OITICICA
Vocabulário
[en] LYGIA CLARK
Vocabulário
[en] PARTICIPANT
Vocabulário
[en] SPECTATOR
Vocabulário
[en] NEOCONCRETISM
Resumo
[pt] O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre a
obra de arte, o artista e
o espectador a partir da produção de Lygia Clark e Hélio
Oiticica. Esses dois
artistas foram escolhidos como objeto de estudo por terem
direcionado sua
pesquisa no sentido de incluir o espectador como agente
modificador e até mesmo
criador da obra de arte. Ambos são reconhecidos por propor
novas questões a
respeito ocupação do espaço real pela obra de arte e pela
busca da libertação da
bidimensionalidade da tela e da moldura. Esta pesquisa se
baseia na idéia de que
os dois pintores se tornaram referência para a história da
arte no Brasil e investiga
suas trajetórias desde a participação no grupo Neoconcreto
até seus últimos
trabalhos, estudando os problemas propostos na produção de
cada um, em
especial, no que se refere ao diálogo que estabelecem com o
público.
Resumo
[en] The goal of this dissertation is to analyse the existing
relationship between the
art work, the artist and the spectator within the context
of Lygia Clark s e Hélio
Oiticica s work. These two artists were chosen as the
object of this study because
both were committed to proposing new issues regarding the
inclusion of the
spectator as a direct agent in the modification and even
creation of the art work.
They stood out in the artistic world by proposing
innovating issues, searching to
occupy the real space and free themselves from the
bidimensionality of the canvas
and the easel. The research is based on the premise that
both are current references
in the history of Brazilian art and investigates the span
of their trajectory, from
their participation in the Neoconcrete group up to their
last pieces, stressing the
problematics involved in each one s work and, specially, to
what point they were
able to establish a direct dialogue with the public.
Orientador(es)
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO
Banca
JOAO MASAO KAMITA
Banca
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO
Banca
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
Catalogação
2005-05-04
Apresentação
2004-10-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6409@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6409@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6409
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF BIBLIOGRAFIA PDF