Título
[en] INTERACTION AND VISUALIZATION OF FOUR-DIMENSIONAL OBJECTS
Título
[pt] INTERAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE OBJETOS TETRADIMENSIONAIS
Autor
[pt] GUILHERME MURAD HELOUI TEIXEIRA
Vocabulário
[pt] COMPUTACAO GRAFICA
Vocabulário
[pt] FATIAMENTO
Vocabulário
[pt] 4D
Vocabulário
[pt] PRIMITIVAS GPU
Vocabulário
[pt] VISUALIZACAO
Vocabulário
[en] COMPUTER GRAPHICS
Vocabulário
[en] CROSS-SECTION
Vocabulário
[en] GPU PRIMITIVES
Vocabulário
[en] VISUALIZATION
Resumo
[pt] Este projeto tem como objetivo criar uma interação com objetos 4D. Para
permitir ao usuário observar e intuir sobre o ambiente tetradimensional foram
implementadas duas técnicas, o corte, onde fatias do objeto são criadas e
manipuladas, e a projeção, onde o objeto é distorcido para ser totalmente
visível em apenas 3 dimensões. Para isso o projeto explorou como
conceitos de computação gráfica se estendem para um eixo adicional,
formas de montar formas geométricas na quarta dimensão, assim como uma
representação de objetos tridimensionais em um ambiente 2D.
Resumo
[en] This project aims to create an interaction with 4D objects. In order to allow
the user to observe and develop intuition about four-dimensional space, two
techniques were implemented, the cross-section, where the object is sliced
and manipulated, and the projection, where the object is distorted to be
entirely visible in just 3 dimensions. To achieve this, the project explored how
computer graphics concepts extended to an additional axis, ways of building
shapes in the fourth dimension, as well as a representation of tridimensional
objects in 2D.
Orientador(es)
WALDEMAR CELES FILHO
Catalogação
2023-09-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64004@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64004@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64004
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF