Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DESTRAVANDO SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA O PARADOXO LUCRO-PROPÓSITO: EXPLORANDO A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA HUMILDE NA CRIATIVIDADE VOLTADA PARA O BEM COMUM

Título
[en] UNLOCKING CREATIVE SOLUTIONS TO THE PURPOSE AND PROFIT PARADOX: EXPLORING THE INFLUENCE OF LEADER HUMILITY ON CREATIVITY TOWARD THE COMMON GOOD

Autor
[pt] ANA CAROLINA MARTINI BRAZ DE MELLO E SOUZA

Vocabulário
[pt] CRIATIVIDADE

Vocabulário
[pt] ENGAJAMENTO EM PROCESSO CRIATIVO

Vocabulário
[pt] MENTALIDADE DE PARADOXO

Vocabulário
[pt] LIDERANCA HUMILDE

Vocabulário
[pt] PARADOXO LUCRO-PROPOSITO

Vocabulário
[pt] TOMADA DE PERSPECTIVA

Vocabulário
[pt] EMOCAO

Vocabulário
[en] CREATIVITY

Vocabulário
[en] CREATIVE PROCESS ENGAGEMENT

Vocabulário
[en] PARADOX MINDSET

Vocabulário
[en] HUMBLE LEADERSHIP

Vocabulário
[en] PURPOSE-AND-PROFIT PARADOX

Vocabulário
[en] PERSPECTIVE-TAKING

Vocabulário
[en] EMOTION

Resumo
[pt] Diante do desafio de se ressignificar sucesso organizational, torna-se primordialcompreender o papel da liderança em capacitar os seguidores para resolver oparadoxo lucro-propósito, bem como fomentar a criatividade voltada para o bemcomum (De Cremer & Moore, 2020; Winkler et al., 2019). Ao incluir as dimensõesética e moral ao lado dos objetivos econômicos, as organizações passam a inserir opropósito na estratégia organizacional, considerando os interesses das diversaspartes envolvidas (He & Ortiz, 2021; Moroz & Gamble, 2021). A partir deste panode fundo, o presente trabalho propõe a humildade do líder como atributo relevantepara auxiliar seguidores a navegar o paradoxo da sustentabilidade, criando o cenárioadequado para que a criatividade se desenvolva e frutifique. O primeiro artigoinvestiga a estrutura intelectual dos temas liderança humilde ecriatividade/inovação, integrando-os em um framework composto de três mapasconceituais, que avançam achados de pesquisas anteriores (Kelemen et al., 2022).O segundo artigo, composto de dois estudos experimentais, avalia relações decausa-e-efeito da liderança humilde e saídas ligadas à criatividade, através daperspectiva do paradoxo. O primeiro estudo confirmou que a humildade do líder éresponsável pela resolução criativa de problemas pelos seguidores via mentalidadede paradoxo, bem como pelo engajamento em processo criativo, apresentandoresultado marginalmente significativo para as emoções positivas. O segundoestudo, por sua vez, confirmou que a liderança humilde é responsável por níveismais altos de emoções positivas e tomada de perspectiva dos seguidores,provocando menos emoções negativas quando comparada à condição de controle.

Resumo
[en] Amidst the cutting-edge challenge of reframing organizational success, it is paramount to understand the role of leadership in influencing followers capability of solving the paradox of purpose and profit dual-goal, as well as in leveraging creativity toward the common good (De Cremer & Moore, 2020; Winkler et al., 2019). By adding the ethical and moral dimensions alongside the economic goal, organizations start to place purpose into organizational strategy, considering multiple stakeholders interests (He & Ortiz, 2021; Moroz & Gamble, 2021). Therefore, against this backdrop, the present research contends that in terms of the leader s singular behaviors that may help followers navigate the sustainability paradox, leader humility emerges as a relevant attribute to set the stage for creative problem-solving to flourish and thrive. The first paper makes a concerted effort to investigate the business intellectual structure of leader humility and creativity/innovation, integrating past research findings into a synthetic framework composed of three conceptual maps that extend prior academic work (Kelemen et al., 2022). The second paper comprehends two experimental studies that address cause-and-effect concerns on humble leadership and creativity through the paradox perspective. The first study confirmed that leader humility is responsible for followers creative problem-solving via a paradox mindset, and also for creative process engagement; yielding a marginally significant effect on positive emotions. The second study, in turn, confirmed that humble leadership is responsible for promoting positive emotions and perspective-taking on followers, eliciting fewer negative emotions when compared to the control condition.

Orientador(es)
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE

Banca
MARCELO CABUS KLOTZLE

Banca
MARCOS COHEN

Banca
MARCUS WILCOX HEMAIS

Banca
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE

Banca
BRADLEY PAUL OWENS

Banca
LILIANE MAGALHAES GIRARDIN PIMENTEL FURTADO

Catalogação
2023-09-15

Apresentação
2023-08-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63954@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63954@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63954


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF