Título
[pt] DESTRAVANDO SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA O PARADOXO LUCRO-PROPÓSITO: EXPLORANDO A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA HUMILDE NA CRIATIVIDADE VOLTADA PARA O BEM COMUM
Título
[en] UNLOCKING CREATIVE SOLUTIONS TO THE PURPOSE AND PROFIT PARADOX: EXPLORING THE INFLUENCE OF LEADER HUMILITY ON CREATIVITY TOWARD THE COMMON GOOD
Autor
[pt] ANA CAROLINA MARTINI BRAZ DE MELLO E SOUZA
Vocabulário
[pt] CRIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] ENGAJAMENTO EM PROCESSO CRIATIVO
Vocabulário
[pt] MENTALIDADE DE PARADOXO
Vocabulário
[pt] LIDERANCA HUMILDE
Vocabulário
[pt] PARADOXO LUCRO-PROPOSITO
Vocabulário
[pt] TOMADA DE PERSPECTIVA
Vocabulário
[pt] EMOCAO
Vocabulário
[en] CREATIVITY
Vocabulário
[en] CREATIVE PROCESS ENGAGEMENT
Vocabulário
[en] PARADOX MINDSET
Vocabulário
[en] HUMBLE LEADERSHIP
Vocabulário
[en] PURPOSE-AND-PROFIT PARADOX
Vocabulário
[en] PERSPECTIVE-TAKING
Vocabulário
[en] EMOTION
Resumo
[pt] Diante do desafio de se ressignificar sucesso organizational, torna-se primordialcompreender o papel da liderança em capacitar os seguidores para resolver oparadoxo lucro-propósito, bem como fomentar a criatividade voltada para o bemcomum (De Cremer & Moore, 2020; Winkler et al., 2019). Ao incluir as dimensõesética e moral ao lado dos objetivos econômicos, as organizações passam a inserir opropósito na estratégia organizacional, considerando os interesses das diversaspartes envolvidas (He & Ortiz, 2021; Moroz & Gamble, 2021). A partir deste panode fundo, o presente trabalho propõe a humildade do líder como atributo relevantepara auxiliar seguidores a navegar o paradoxo da sustentabilidade, criando o cenárioadequado para que a criatividade se desenvolva e frutifique. O primeiro artigoinvestiga a estrutura intelectual dos temas liderança humilde ecriatividade/inovação, integrando-os em um framework composto de três mapasconceituais, que avançam achados de pesquisas anteriores (Kelemen et al., 2022).O segundo artigo, composto de dois estudos experimentais, avalia relações decausa-e-efeito da liderança humilde e saídas ligadas à criatividade, através daperspectiva do paradoxo. O primeiro estudo confirmou que a humildade do líder éresponsável pela resolução criativa de problemas pelos seguidores via mentalidadede paradoxo, bem como pelo engajamento em processo criativo, apresentandoresultado marginalmente significativo para as emoções positivas. O segundoestudo, por sua vez, confirmou que a liderança humilde é responsável por níveismais altos de emoções positivas e tomada de perspectiva dos seguidores,provocando menos emoções negativas quando comparada à condição de controle.
Resumo
[en] Amidst the cutting-edge challenge of reframing organizational success, it is
paramount to understand the role of leadership in influencing followers capability
of solving the paradox of purpose and profit dual-goal, as well as in leveraging
creativity toward the common good (De Cremer & Moore, 2020; Winkler et al.,
2019). By adding the ethical and moral dimensions alongside the economic goal,
organizations start to place purpose into organizational strategy, considering
multiple stakeholders interests (He & Ortiz, 2021; Moroz & Gamble, 2021).
Therefore, against this backdrop, the present research contends that in terms of the
leader s singular behaviors that may help followers navigate the sustainability
paradox, leader humility emerges as a relevant attribute to set the stage for creative
problem-solving to flourish and thrive. The first paper makes a concerted effort to
investigate the business intellectual structure of leader humility and
creativity/innovation, integrating past research findings into a synthetic framework
composed of three conceptual maps that extend prior academic work (Kelemen et
al., 2022). The second paper comprehends two experimental studies that address
cause-and-effect concerns on humble leadership and creativity through the paradox
perspective. The first study confirmed that leader humility is responsible for
followers creative problem-solving via a paradox mindset, and also for creative
process engagement; yielding a marginally significant effect on positive emotions.
The second study, in turn, confirmed that humble leadership is responsible for
promoting positive emotions and perspective-taking on followers, eliciting fewer
negative emotions when compared to the control condition.
Orientador(es)
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
Banca
MARCELO CABUS KLOTZLE
Banca
MARCOS COHEN
Banca
MARCUS WILCOX HEMAIS
Banca
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
Banca
BRADLEY PAUL OWENS
Banca
LILIANE MAGALHAES GIRARDIN PIMENTEL FURTADO
Catalogação
2023-09-15
Apresentação
2023-08-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63954@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63954@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63954
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