Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DECARBONIZATION OF THE TRANSPORT SECTOR: COMPARISON OF EMISSONS FROM CONVENTIONAL, HYBRID AND ELECTRIC LIGHT DUTY VEHICLES

Título
[pt] DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR DE TRANSPORTE: COMPARAÇÃO DAS EMISSÕES DE VEÍCULOS LEVES CONVENCIONAIS, HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

Autor
[pt] GUILHERME HENRIQUE CASTRO

Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE

Vocabulário
[pt] VEICULO ELETRICO

Vocabulário
[pt] MOBILIDADE URBANA

Vocabulário
[pt] ETANOL

Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY

Vocabulário
[en] ELECTRIC VEHICLE

Vocabulário
[en] URBAN MOBILITY

Vocabulário
[en] ETHANOL

Resumo
[pt] A mobilidade urbana possui significativa interação com o meio ambiente, seja através dos recursos extraídos para produção e abastecimento de frotas automotivas ou da poluição promovida pela circulação e descarte de resíduos. Sendo do conhecimento geral que os principais combustíveis utilizados atualmente são oriundos de fontes naturais finitas e de alto impacto ambiental, faz-se necessário a avaliação de outras alternativas de propulsão dos meios de transporte. Dentro dessas condições os veículos elétricos e os veículos movidos à etanol apresentam-se como opções consistentes sob o aspecto sustentável. A abordagem desenvolvida contempla as interações entre as matrizes energéticas e elétricas, as emissões de CO2 dos diferentes tipos de propulsão, tendo em vista o comportamento de cada um desses fatores nos seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, China, Japão, Índia e em especial o Brasil. Dessa forma, objetiva-se determinar o tipo de transporte individual com menor grau de emissões de CO2.

Resumo
[en] The urban mobility has a significant interaction with the environment, it can be through resources extraction to manufacturing and to fuel automobile fleets or by pollution caused by its circulation and the waste disposal. Being common knowledge that the main fuel used nowadays are made of finite natural resources and its environmental impact, it is necessary to evaluate other alternatives to the propulsion of transportation facilities. Regarding these conditions the electrical vehicle and the ethanol powered vehicles presented themselves as consistent options from a sustainable perspective. The approach developed contemplate the interactions between the energetic and electric matrix, the CO2 emissions and the different kind of propulsion, taking care about the behavior of each factor in the following countries: USA, Germany, China, Japan, India and in special, Brazil. Therefore, is aimed to define which kind of transportation has the lower amount of CO2 released in the environment.

Orientador(es)
SERGIO LEAL BRAGA

Banca
MARCOS SEBASTIAO DE PAULA GOMES

Banca
SERGIO LEAL BRAGA

Banca
JUAN JOSE MILON GUZMAN

Banca
RODRIGO FLORA CALILI

Catalogação
2023-09-13

Apresentação
2023-05-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63937@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63937@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63937


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF