Título
[de] DEUTSCHE AUSLANDSSCHULEN: MANAGEMENT UND IMPLEMENTIERUNG DER AUSWÄRTIGEN KULTUR- UND BILDUNGSPOLITIK DEUTSCHLANDS
Título
[pt] ESCOLAS ALEMÃS NO EXTERIOR: GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA CULTURAL E EDUCACIONAL ESTRANGEIRA DA ALEMANHA
Título
[en] GERMAN SCHOOLS ABROAD: MANAGEMENT AND IMPLEMENTATION OF GERMANY S FOREIGN CULTURAL AND EDUCATIONAL POLICY
Autor
[pt] PAULO DE CARVALHO JUNIOR
Vocabulário
[pt] GESTAO ESCOLAR
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INTERNACIONAL
Vocabulário
[pt] POLITICA CULTURAL E EDUCACIONAL ESTRANGEIRA
Vocabulário
[pt] ESCOLAS ALEMAS NO EXTERIOR
Vocabulário
[pt] IMPLEMENTACAO DE POLITICAS PUBLICAS
Vocabulário
[en] MANAGEMENT SCHOOL
Vocabulário
[en] INTERNATIONAL EDUCATION
Vocabulário
[en] CULTURAL AND EDUCATIONAL FOREIGN POLICY
Vocabulário
[en] GERMAN SCHOOLS ABROAD
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL POLICIES
Vocabulário
[de] SCHULVERWALTUNG
Vocabulário
[de] INTERNATIONALE SCHULEN
Vocabulário
[de] AUSWARTIGE KULTUR UND BILDUNGSAUßENPOLITIK
Vocabulário
[de] DEUTSCHE AUSLANDSSCHULEN
Vocabulário
[de] IMPLEMENTIERUNG OFFENTLICHER POLITIK
Resumo
[pt] A tese focaliza a gestão das 138 Escolas Alemãs no Exterior em sua condição de organizações responsáveis pela implementação, em âmbito local, da dimensão escolar da Política Cultural e Educacional Estrangeira do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Frente à crescente importância dos processos de internacionalização na educação, o estudo analisa as condições para a interação entre os atores estatais alemães e os atores privados locais na gestão dessas escolas presentes em 69 países do globo, que configuram um investimento estratégico para a consolidação da Alemanha como um destino para estudos de nível superior, para a economia e os negócios. O estudo verifica a interlocução entre a política formulada na Alemanha e a diversidade de arranjos locais existentes, com destaque para o papel das interfaces culturais e organizacionais em um contexto marcado pela tensão entre a autonomia privada e o controle externo do Estado. Para isso, a pesquisa envolve a análise de entrevistas com representantes dos órgãos responsáveis pelo sistema escolar alemão no exterior, bem como de documentos e relatórios oficiais, além das páginas das Escolas Alemãs no Exterior na internet, com especial destaque para as suas declarações de missão e para a as representações da direção escolar. O estudo apresenta uma reflexão crítica acerca de tipologias existentes das Escolas Alemãs no Exterior, sobretudo no que se refere aos seus modelos organizacionais e de gestão, em função das relações estabelecidas entre os respectivos países anfitriões e a Alemanha. Nesse sentido, a tese propõe um desdobramento de tipologias já existentes acerca dos modelos de gestão dessas escolas através de um refinamento do papel e da constituição da direção escolar como um empreendimento potencialmente binacional. O estudo conclui ainda que o conceito de ambiguidade desempenha um papel essencial para a viabilidade da implementação da Política Cultural e Educacional Estrangeira da Alemanha em contextos locais tão diversos.
Resumo
[en] The thesis focuses on the management of the 138 German Schools Abroad as organizations responsible for the local implementation of the school dimension of the German Foreign Ministry s Foreign Cultural and Educational Policy. Given the growing significance of internationalization processes in education, the study examines the conditions for interaction between German state actors and local private actors when managing these schools, which are present in 69 countries around the world and are a strategic investment for the consolidation of Germany as a destination for higher education, economy and business. The study verifies the interplay between the policy formulated in Germany and the diversity of existing local arrangements, highlighting the role of cultural and organizational interfaces in a context characterized by tension between private autonomy and external state control. For this purpose, the research involves the analysis of interviews with representatives of the organizations responsible for the German school system abroad, as well as official documents and reports, in addition to the websites of the German Schools Abroad, with special emphasis on their mission statements and their representation of school leadership. The study presents a critical reflection on existing typologies of German Schools Abroad, especially regarding their organizational and management models, in the light of the relations established between the respective host countries and Germany. In this sense, the thesis proposes an unfolding of existing typologies about the management models of these schools through a refinement of the role and constitution of school management as a potentially binational enterprise. The study further concludes that the concept of ambiguity has an essential role to play in the viability of the implementation of Germany s Foreign Cultural and Educational Policy in such diverse local contexts.
Resumo
[de] Die Dissertation beschäftigt sich mit dem Management der 138 Deutschen Auslandsschulen in ihrer Funktion als Organisationen, die für die lokale Implementierung der schulischen Dimension der Auswärtigen Kultur- und Bildungspolitik des Auswärtigen Amts verantwortlich sind. Angesichts der wachsenden Bedeutung von Internationalisierungsprozessen im Bildungsbereich analysiert die Studie die Bedingungen der Interaktion zwischen deutschen staatlichen Akteuren und lokalen privaten Akteuren bei dem Management dieser Schulen, die in 69 Ländern weltweit eine strategische Investition für die Konsolidierung Deutschlands als Standort für Studium, Handel und Wirtschaft darstellen. Die Studie untersucht die Zusammenhänge zwischen der in Deutschland formulierten Politik und der Vielfalt bestehender lokaler Arrangements und beleuchtet die Rolle kultureller und organisatorischer Schnittstellen in einem Kontext, der von Spannungen zwischen privater Autonomie und externer staatlicher Kontrolle geprägt ist. Zu diesem Zweck werden Interviews mit Vertretern der für das deutsche Auslandsschulwesen zuständigen Stellen sowie offizielle Dokumente und Berichte und die Websites der Deutschen Auslandsschulen analysiert, wobei der Schwerpunkt auf deren Leitbildern und der Darstellung der Schulleitung liegt. Die Studie stellt eine kritische Reflexion über bestehende Typologien von Deutschen Auslandsschulen dar, insbesondere im Hinblick auf ihre Organisations- und Managementmodelle, entsprechend den zwischen den jeweiligen Gastländern und Deutschland etablierten Verhältnissen. In diesem Sinne schlägt die Dissertation eine Entfaltung der bestehenden Typologien über die Managementmodelle dieser Schulen durch eine Verfeinerung der Rolle und Konstitution von Schulleitung als ein potentiell binationales Anliegen vor. Die Studie kommt ferner zu dem Schluss, dass das Konzept der Ambiguität eine wesentliche Rolle für die Durchführbarkeit der deutschen Auswärtigen Kultur- und Bildungspolitik in solch unterschiedlichen lokalen Kontexten spielt.
Orientador(es)
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Coorientador(es)
ANNE SCHIPPLING
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Banca
ANA MARIA FONSECA DE ALMEIDA
Banca
JOAO TEIXEIRA LOPES
Banca
ANNE SCHIPPLING
Banca
JEAN PAUL VOERKEL
Catalogação
2023-09-01
Apresentação
2023-06-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63888@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63888@2
Referência [de]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63888@5
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63888
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF