Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ANATOMIA E FILOSOFIA ENTRE O RENASCIMENTO E A MODERNIDADE: OS CASOS DE VESALIUS, HARVEY E STENO

Título
[en] ANATOMY AND PHILOSOPHY BETWEEN RENAISSANCE AND MODERNITY: THE VESALIUS

Autor
[pt] PABLO PIRES FERREIRA

Vocabulário
[pt] CETICISMO

Vocabulário
[pt] ANATOMIA

Vocabulário
[pt] MECANICISMO

Vocabulário
[pt] VITALISMO

Vocabulário
[en] SKEPTICISM

Vocabulário
[en] ANATOMY

Vocabulário
[en] MECHANISM

Vocabulário
[en] VITALISM

Resumo
[pt] Este estudo tem como objetivo examinar as relações de influência e tensão entre a filosofia dita natural e a dita metafísica entre o Renascimento e a Modernidade. Para tanto, tomou-se a anatomia como estudo de caso. Mais especificamente, os trabalhos de três anatomistas foram escolhidos. São eles: Andreas Vesalius (1514-1564) e o seu de Humani corporis fabrica libri septem (1543); William Harvey (1578-1657) e o Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis in Animalibus (1628); e Nicolas Steno (1638-1686) e seu Discours sur l’anatomie du cerveau (1669). Vesalius foi selecionado como representante do pensamento renascentista, Harvey localiza-se na transição para a Modernidade, ao passo que Steno é eminentemente um moderno. Foram igualmente abordados algo dos contextos filosóficos e científicos dos três, de modo que as filosofias de Aristóteles, Galeno, Paracelso, Francisco Sanches, Descartes, Hobbes e Spinoza foram parcialmente estudadas. Destaque-se a transição de um pensamento científico médico vitalista para outro, mecanicista. No cotejamento das obras dos três anatomistas, foram observadas diferenças e semelhanças e o Ceticismo acabou por emergir como um protagonista.

Resumo
[en] This study aims to examine the relations of influence and tension between the so-called natural philosophy and the metaphysics between the Renaissance and Modernity. Therefore, anatomy was taken as a case study. More specifically, the works of three anatomists were chosen. They are: Andreas Vesalius (1514- 1564) and his De humani corporis fabrica libri septem (1543); William Harvey (1578-1657) and the Exercitatio anatomica de motu cordis et sanguinis in animalibus (1628); and Nicolas Steno (1638-1686) and his Discours sur l anatomie du cerveau (1669). Vesalius was selected as a representative of Renaissance thought, Harvey is located in the transition to Modernity, while Steno is eminently a modern. Moreover, some of the philosophical and scientific contexts in which the three lived were also addressed, so the philosophies of Aristotle, Galen, Paracelsus, Francisco Sanches, Descartes, Hobbes and Spinoza were partially studied. Emphasis is given to the transition from a vitalist medical scientific thought to a mechanistic one. In comparing the works of the three anatomists, differences and similarities were observed and Skepticism eventually emerged as a protagonist.

Orientador(es)
RENATO DE ANDRADE LESSA

Banca
DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO

Banca
RENATO DE ANDRADE LESSA

Banca
HELOISA MEIRELES GESTEIRA

Banca
FRAN DE OLIVEIRA ALAVINA

Banca
IVA GURGEL

Catalogação
2023-08-31

Apresentação
2022-09-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63870@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63870@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63870


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF