Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] OLHOS DE VER: A STUDY ON POETIC EXPERIMENTATION AND SELF-CONSTRUCTION

Título
[pt] OLHOS DE VER: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO POÉTICA E A CONSTRUÇÃO DE SI

Autor
[pt] JULIETA COSTA SOBRAL

Vocabulário
[pt] IMAGEM

Vocabulário
[pt] LITERACIA VISUAL

Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDO

Vocabulário
[pt] EXPERIMENTACAO

Vocabulário
[pt] POETICA

Vocabulário
[en] IMAGE

Vocabulário
[en] VISUAL LITERACY

Vocabulário
[en] MEANING CONSTRUCTION

Vocabulário
[en] EXPERIMENTATION

Vocabulário
[en] POETIC

Resumo
[pt] Esta é uma investigação em torno de possibilidades de ativação de potências poéticas individuais através da experimentação visual e suas implicações no contexto do ensino de graduação em Design. Ela apresenta uma reflexão em torno de processos criativos, trabalhando com a questão norteadora de que o investimento simultâneo na literacia visual, no conhecimento da História da Cultura e no exercício de práticas reflexivas que trabalhem a visualidade no ensinoaprendizagem, pode contribuir para o desenvolvimento da autopoiese do indivíduo. O processo apresentado tem como objetivo estimular os agentes envolvidos a encontrarem suas potências poéticas e, desse modo, envolve a experimentação visual da própria pesquisadora. Para tanto, trabalharemos com os autores que vão de Paulo Freire, Bell Hooks e Jorge Larrosa Bondía, a Ailton Krenak e Humberto Maturana, passando por Geroges Didi-Huberman e Jacques Rancière. Artistas como Robert Rauchenberg, Francis Alÿs, Vija Celmins, Janine Antoni e Marcelo Moscheta acompanham o mergulho pessoal da autora em sua atividade poética a fim de atestar suas premissas de pesquisa.

Resumo
[en] This is an investigation around possibilities of activation of individual poetic powers through visual experimentation and its implications in the context of undergraduate teaching in Design. It presents a reflection around creative processes, working with the hypothesis that the simultaneous investment in visual literacy, knowledge of the History of Culture and in the exercise of reflexive practices that work visuality in teaching-learning, can contribute to the development of the individual s autopoiesis. The process presented aims to stimulate the agents involved to find their poetic powers and, thus, involves the visual experimentation of the researcher herself. To this end, we will work with authors ranging from Paulo Freire, Bell Hooks and Jorge Larrosa Bondía, to Ailton Krenak and Humberto Maturana, as well as Georges Didi-Huberman and Jacques Rancière. Artists such as Robert Rauchenberg, Francis Alÿs, Vija Celmins, Janine Antoni and Marcelo Moscheta accompany the author s personal dive into her poetic activity in order to attest to the premises of her research.

Orientador(es)
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA

Coorientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA

Banca
LEONARDO VENTAPANE PINTO DE CARVALHO

Banca
IRENE DE MENDONCA PEIXOTO

Catalogação
2023-08-29

Apresentação
2022-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63828@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63828@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63828


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF