Título
[en] OLHOS DE VER: A STUDY ON POETIC EXPERIMENTATION AND SELF-CONSTRUCTION
Título
[pt] OLHOS DE VER: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO POÉTICA E A CONSTRUÇÃO DE SI
Autor
[pt] JULIETA COSTA SOBRAL
Vocabulário
[pt] IMAGEM
Vocabulário
[pt] LITERACIA VISUAL
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDO
Vocabulário
[pt] EXPERIMENTACAO
Vocabulário
[pt] POETICA
Vocabulário
[en] IMAGE
Vocabulário
[en] VISUAL LITERACY
Vocabulário
[en] MEANING CONSTRUCTION
Vocabulário
[en] EXPERIMENTATION
Vocabulário
[en] POETIC
Resumo
[pt] Esta é uma investigação em torno de possibilidades de ativação de potências
poéticas individuais através da experimentação visual e suas implicações no
contexto do ensino de graduação em Design. Ela apresenta uma reflexão em torno
de processos criativos, trabalhando com a questão norteadora de que o investimento
simultâneo na literacia visual, no conhecimento da História da Cultura e no
exercício de práticas reflexivas que trabalhem a visualidade no ensinoaprendizagem, pode contribuir para o desenvolvimento da autopoiese do indivíduo.
O processo apresentado tem como objetivo estimular os agentes envolvidos a
encontrarem suas potências poéticas e, desse modo, envolve a experimentação
visual da própria pesquisadora. Para tanto, trabalharemos com os autores que vão
de Paulo Freire, Bell Hooks e Jorge Larrosa Bondía, a Ailton Krenak e Humberto
Maturana, passando por Geroges Didi-Huberman e Jacques Rancière. Artistas
como Robert Rauchenberg, Francis Alÿs, Vija Celmins, Janine Antoni e Marcelo
Moscheta acompanham o mergulho pessoal da autora em sua atividade poética a
fim de atestar suas premissas de pesquisa.
Resumo
[en] This is an investigation around possibilities of activation of individual poetic
powers through visual experimentation and its implications in the context of
undergraduate teaching in Design. It presents a reflection around creative processes,
working with the hypothesis that the simultaneous investment in visual literacy,
knowledge of the History of Culture and in the exercise of reflexive practices that
work visuality in teaching-learning, can contribute to the development of the
individual s autopoiesis. The process presented aims to stimulate the agents
involved to find their poetic powers and, thus, involves the visual experimentation
of the researcher herself. To this end, we will work with authors ranging from Paulo
Freire, Bell Hooks and Jorge Larrosa Bondía, to Ailton Krenak and Humberto
Maturana, as well as Georges Didi-Huberman and Jacques Rancière. Artists such
as Robert Rauchenberg, Francis Alÿs, Vija Celmins, Janine Antoni and Marcelo
Moscheta accompany the author s personal dive into her poetic activity in order to
attest to the premises of her research.
Orientador(es)
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA
Coorientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
Banca
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA
Banca
LEONARDO VENTAPANE PINTO DE CARVALHO
Banca
IRENE DE MENDONCA PEIXOTO
Catalogação
2023-08-29
Apresentação
2022-04-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63828@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63828@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63828
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF