Título
[pt] VOZES EM AÇÃO: COMO A PRÁTICA LINGUÍSTICA DA ORALIDADE SE MATERIALIZA NOS VARIADOS CAMPOS DE ATUAÇÃO PREVISTOS NA BNCC
Autor
[pt] FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Autor
[pt] WLTENIZE IZOLINA FERREIRA DE MELO
Vocabulário
[pt] ORALIDADE
Vocabulário
[pt] ANOS FINAIS
Vocabulário
[pt] CAMPOS DE ATUACAO
Vocabulário
[pt] BNCC
Resumo
[pt] O ensino de oralidade na Educação Básica, sobretudo nos Anos Finais do Fundamental, traz consigo inquietações teórico-metodológicas para o fazer pedagógico. Nesse sentido, o professor busca subsídios que orientem sua prática, recorrendo ao documento normativo em vigência: a BNCC (BRASIL, 2017), dada sua finalidade e o imperativo de sua implementação. Considerando esse cenário, o objetivo de nossa pesquisa é analisar quais sejam as orientações pedagógicas direcionadas ao ensino de oralidade, as habilidades e as competências que lhes são próprias, cotejando sua distribuição nos campos de atuação que o documento propõe: artístico-literário; práticas de estudo e de pesquisa; jornalístico-midiático e atuação na vida pública. Adotamos como procedimento metodológico a análise documental, interpretativista, a partir do recorte da BNCC, que contempla prioritariamente o eixo oralidade nos Anos Finais. Os resultados revelaram desequilíbrio na distribuição das orientações entre os campos, evidenciando maior enfoque ao jornalístico-midiático e menos destaque ao artístico-literário.
Catalogação
2023-08-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63759@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63759
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF