Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA LITERATURA MOÇAMBICANA: OLHARES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS

Autor
[pt] LUIS AUSSE

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[pt] NAO HUMANOS

Vocabulário
[pt] HUMANO

Vocabulário
[pt] ANIMAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL

Resumo
[pt] O propósito deste estudo é analisar o papel dos animais na educação ambiental no ensino da literatura moçambicana. Selecionamos algumas obras literárias, cujas histórias envolvem ações indiretas ou diretas de animais para examinar o ecossistema dos não humanos e humanos. Em aula, a abordagem transdisciplinar, que dê conta às interações mútuas, suas semelhanças e diferenças na forma de agir e os respetivos embates, propicia adoção de perspectivas didático-pedagógicas para a valoração das subjetividades desses outros (MACIEL, 2022b; LOURENÇO, 2021). Os resultados mostram que a maioria dos textos recorre à utilização dos animais para fins estéticos (símbolo/metáfora) e os professores lecionam a literatura no modelo que o currículo impõe, sem que estes inovem essa prática; o que está a quem da educação ambiental.

Catalogação
2023-08-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63755@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63755


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF