Título
[pt] PROPOSTA DE CRITÉRIOS AVALIATIVOS FUNDAMENTADOS EM REFLEXÕES BENVENISTIANAS
Autor
[pt] RENATA EINSFELD
Vocabulário
[pt] ESCRITA
Vocabulário
[pt] BENVENISTE
Vocabulário
[pt] SEQUENCIA DIDATICA
Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] TEXTO
Resumo
[pt] Este artigo tem por objetivo propor critérios avaliativos fundamentados em pressupostos benvenistianos para compor a avaliação formativa de uma sequência didática igualmente estabelecida sob os pressupostos desse linguista. Lançamos essa proposição, primeiro, porque identificamos a ausência, na estratégia de ensino sequência didática - de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) -, de uma orientação metodológica de como circunscrever os critérios avaliativos para a preconizada avaliação formativa. Segundo, porque um instrumento didático, que se propõe albergado sob determinada perspectiva linguística, deve dispor de parâmetros para avaliar não apenas os alunos, mas também o próprio instrumento educacional. Por conseguinte, tencionando os desdobramentos de um estudo maior, os critérios foram circunscritos considerando as características textuais e enunciativas do gênero artigo de opinião. Esperamos, com este artigo, contribuir para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa e com os estudos da linguagem.
Catalogação
2023-08-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63749@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63749
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