Título
[pt] A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: VIVENCIANDO OS NOVOS (MULTI)LETRAMENTOS
Autor
[pt] MIRELLA DE OLIVEIRA FREITAS
Autor
[pt] ISABELA CAZARINI DO PRADO
Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] NOVOS MULTILETRAMENTOS
Vocabulário
[pt] MULTILETRAMENTOS E ENSINO
Vocabulário
[pt] PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Resumo
[pt] Este artigo discorre sobre as contribuições de um componente curricular de natureza prática para a formação do professor de língua portuguesa. Tal componente focaliza os novos (multi)letramentos em contextos de ensino-aprendizagem, visando à formação de professores que sejam proficientes nas interações mediadas por tecnologias, incluindo as de natureza digital. No contexto de sua realização, num curso de Licenciatura em Letras, foram empreendidas algumas vivências a partir de uma pesquisa participante, fundamentada no campo de estudos da Linguística Aplicada. Como resultado de uma abordagem sistematizada de podcasts e documentários, os professores em formação inicial aprimoraram competências linguístico-discursivas, tecnológicas e metodológicas, com impactos esperados nas práticas de ensino nas escolas de educação básica. A investigação teve como principal orientação teórica os estudos dos letramentos, multiletramentos e novos (multi)letramentos, além de também dialogar com trabalhos dedicados à formação de professores e ao ensino-aprendizagem de línguas.
Catalogação
2023-08-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63747@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63747
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF