Título
[pt] PODERIA SER EU A ASSASSINADA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DAS EMOÇÕES DE PROFESSORES EM TEMPOS DE BARBÁRIE
Autor
[pt] DHARVIND ANACLETO AGUIAR
Autor
[pt] MARCELLE FARAH DE LEITE RIBEIRO
Autor
[pt] PAULA FRANCO COSTELHA
Vocabulário
[pt] AVALIACAO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO NAO VIOLENTA
Vocabulário
[pt] VIOLENCIA EM ESCOLA
Vocabulário
[pt] EMOCAO
Resumo
[pt] Neste artigo-manifesto, refletimos sobre as emoções de professores diante de notícias sobre atos violentos em escolas brasileiras. Para realizarmos nossa análise discursiva, investigamos comentários feitos por esses profissionais no Instagram, em postagens que noticiaram o ataque ocorrido em uma escola de São Paulo, cujo resultado foi o cessar violento da vida da professora Elizabeth Tenreiro. Criamos inteligibilidades sobre os discursos analisados, no que tange às emoções dos professores, a partir de um construto teórico alinhado à Linguística Aplicada Contemporânea, refletindo sobre luto e educação como práticas de resistência e como formas de valorização da vida. Também fundamentamos nossa abordagem segundo o Sistema de Avaliatividade em diálogo com os estudos de narrativas. Nossos entendimentos apontam que os professores-comentaristas expressam suas emoções em narrativas de sofrimento ao passo que sugerem ações engajadas, revelando a necessidade de organização em prol de um movimento não violento.
Catalogação
2023-08-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63738@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63738
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF