Título
[pt] LETRAMENTO DIGITAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Autor
[pt] LUCIENE BORGES RODRIGUES MACHADO
Autor
[pt] MARCIA APARECIDA SILVA
Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] PANDEMIA
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO DIGITAL
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL
Resumo
[pt] No atual cenário sócio-histórico, o letramento digital assume importância ímpar no meio escolar. Nesse sentido, este artigo objetiva investigar e compreender o processo de inserção do letramento digital na formação dos docentes, e as dificuldades e expectativas de uso das ferramentas digitais em sala de aula. Para isso, propõe uma análise com foco no uso de tecnologias digitais no contexto educacional, considerando o antes, o durante e o depois do isolamento social ocorrido em 2020 e 2021, provocado pela pandemia do novo Coronavírus. O estudo revelou que a pandemia foi um fator impulsionador para o uso das tecnologias digitais na educação e que os professores têm intenção de mantê-las em suas práticas docentes. Contudo, a pesquisa aponta que o uso pleno dessas ferramentas digitais é impedido pela falta de formação dos docentes em letramento digital e de infraestrutura digital adequada nas escolas.
Catalogação
2023-08-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63732@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63732
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF