Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] LETRAMENTO DIGITAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autor
[pt] LUCIENE BORGES RODRIGUES MACHADO

Autor
[pt] MARCIA APARECIDA SILVA

Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE

Vocabulário
[pt] PANDEMIA

Vocabulário
[pt] LETRAMENTO DIGITAL

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL

Resumo
[pt] No atual cenário sócio-histórico, o letramento digital assume importância ímpar no meio escolar. Nesse sentido, este artigo objetiva investigar e compreender o processo de inserção do letramento digital na formação dos docentes, e as dificuldades e expectativas de uso das ferramentas digitais em sala de aula. Para isso, propõe uma análise com foco no uso de tecnologias digitais no contexto educacional, considerando o antes, o durante e o depois do isolamento social ocorrido em 2020 e 2021, provocado pela pandemia do novo Coronavírus. O estudo revelou que a pandemia foi um fator impulsionador para o uso das tecnologias digitais na educação e que os professores têm intenção de mantê-las em suas práticas docentes. Contudo, a pesquisa aponta que o uso pleno dessas ferramentas digitais é impedido pela falta de formação dos docentes em letramento digital e de infraestrutura digital adequada nas escolas.

Catalogação
2023-08-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63732@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63732


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF