Título
[pt] IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor
[pt] MARLI FERREIRA DE CARVALHO DAMASCENO
Autor
[pt] RAQUELINE CASTRO DE SOUSA SAMPAIO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
Vocabulário
[pt] MEDIACAO PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] TUTORIAL
Resumo
[pt] Este estudo investiga o processo de mediação pedagógica em cursos de Educação a Distância, levando em consideração os conceitos de mediação pedagógica dos tutores presenciais, identificando os problemas para promovê-la, e o levantamento de sugestões para melhorá-la. Foi adotada a abordagem qualitativa como metodologia desta pesquisa, em que foram aplicados questionários para identificar as concepções dos tutores presenciais sobre a mediação pedagógica, ressaltar as dificuldades que encontram em sua promoção e reunir sugestões para melhorá-la. Os resultados mostram que os tutores veem a mediação como sinônimo de aproximação, o que facilita a comunicação e o acesso ao curso, além de motivar os alunos. Os professores desejam um material de ensino de melhor qualidade que seja produzido pelo professor da disciplina e disponibilizado para os alunos e que o acesso à plataforma seja simplificado. Os dados coletados sugerem que as aulas práticas devem ser propostas e orientadas pelo professor da disciplina.
Catalogação
2023-08-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63729@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63729
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF