Título
[pt] ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DE UM TEXTO ELABORADO COMO ATIVIDADE ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
Autor
[pt] MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO
Vocabulário
[pt] AVALIACAO
Vocabulário
[pt] PANDEMIA DA COVID-19
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL
Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] EMOCAO
Resumo
[pt] Neste artigo, proponho uma análise multidimensional do texto escrito por Dudu, aluno de 11 anos de uma escola da rede privada localizada em um município do Rio de Janeiro, no contexto da pandemia do Covid-19. Tenho como objetivos: (i) refletir acerca do teor emocional expresso na sua redação; (ii) investigar como as emoções (LE BRETON, 2019) podem ser avaliadas no contexto da pandemia; e (iii) analisar o texto ancorada no arcabouço teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Uma investigação que envolve as metafunções ideacional, interpessoal e textual possibilita a compreensão dos significados construídos no texto, bem como contribuem para maiores entendimentos sobre a maneira como Dudu avalia as experiências pessoais e sociais vivenciadas por ele.
Catalogação
2023-08-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63725@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63725
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF