Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POR QUE ESSE COMPORTAMENTO FREQUENTEMENTE INADEQUADO ÀS QUARTAS-FEIRAS?: AS AVALIAÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE A NATUREZA DE SUAS RELAÇÕES EM SALA DE AULA

Autor
[pt] PALMYRA BARONI NUNES

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Vocabulário
[pt] PESQUISA DO PRATICANTE

Resumo
[pt] O objetivo do presente artigo é tecer entendimentos sobre a convivência em sala de aula, por meio das avaliações feitas por alunos e por alunas de uma turma de sexto ano, de uma escola pública do Rio de Janeiro, ao seu comportamento. Para isso, recorro ao viés teórico-investigativo-metodológico da Prática Exploratória (MILLER, 2012) e ao Sistema de Avaliatividade (Martin e White, 2005). Teço reflexões baseando-me nos princípios da Prática Exploratória e na pesquisa do praticante. Além disso, baseio minha análise no subsistema da Atitude, nas categorias semânticas do afeto e do julgamento, para entender os sentidos criados pelas avaliações nos textos escritos pelos alunos e pelas alunas sobre seu comportamento, no subsistema de Engajamento, ou seja, como as vozes dos alunos e das alunas estabelecem seu lugar em relação a outras vozes e no subsistema da Gradação, que salienta como os sentimentos, as emoções e as opiniões são intensificadas por recursos linguísticos usados.

Catalogação
2023-08-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63716@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63716


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF