Título
[en] CULTIVATION OF VISION: FOLKLORE, LANDSCAPE AND ROMANTICISM IN JORGE PRELORÁN S WORK (1965-1975).
Título
[pt] O CULTIVO DO OLHAR: FOLCLORE, PAISAGEM E ROMANTISMO NA OBRA DE JORGE PRELORÁN (1965-1975)
Autor
[pt] ANA CAROLINE MATIAS ALENCAR
Vocabulário
[pt] PAISAGEM
Vocabulário
[pt] MODO ROMANTICO DE VISAO
Vocabulário
[pt] METODOLOGIA EMPATICA DE FILMAGEM
Vocabulário
[pt] TRANSCULTURACAO ROMANTICA
Vocabulário
[pt] VIAGEM DE FORMACAO
Vocabulário
[pt] IMAGINACAO ESPACIAL
Vocabulário
[pt] CINEMA ETNOGRAFICO
Vocabulário
[pt] RELEVAMIENTO CINEMATOGRAFICO DE EXPRESIONES FOLKLORICAS ARGENTINAS
Vocabulário
[pt] JORGE PRELORAN
Vocabulário
[pt] DESERTO
Vocabulário
[pt] FOLCLORE
Vocabulário
[en] LANDSCAPE
Vocabulário
[en] ROMANTIC WAY OF SEEING
Vocabulário
[en] EMPATHIC FILMING METHODOLOGY
Vocabulário
[en] ROMANTIC TRANSCULTURATION
Vocabulário
[en] FORMATIVE JOURNEY
Vocabulário
[en] SPATIAL IMAGINATION
Vocabulário
[en] ETHNOGRAPHIC CINEMA
Vocabulário
[en] CINEMATOGRAPHIC RELEVANCE OF ARGENTINE FOLKLORIC EXPRESSIONS
Vocabulário
[en] JORGE PRELORAN
Vocabulário
[en] FOLKLORE
Resumo
[pt] No ano de 1965, o cineasta Jorge Prelorán deu início a uma vasta série documental, intitulada Relevamiento Cinematográfico de Expresiones Folklóricas Argentinas, direcionada à pesquisa e ao registro audiovisual de regiões interioranas do país. O projeto, que contou com o patrocínio de instituições como a Universidad Nacional de Tucumán e o Fondo Nacional de las Artes, foi desenvolvido em meio a um pulsante contexto intelectual e artístico, marcado tanto pela emergência das mais diversas propostas de renovação da linguagem cinematográfica, como pelo amplo fenômeno conhecido como boom do movimento folclórico, ocorrido nos anos 1960, na Argentina. Nesse sentido, o objetivo desta tese foi o de investigar de que maneira Jorge Prelorán teria reelaborado, nas películas por ele realizadas para o Relevamiento (1965-1975), um conjunto de temas, tópicas, metodologias, recursos narrativos e procedimentos discursivos provenientes de três amplos domínios, com os quais o diretor manteve os mais estreitos contatos: a larga tradição de ensaios de interpretação da Argentina, dedicada, ao longo do tempo, à tarefa de figuração da nação; os campos do folclore e da antropologia vigorantes no país, em suas múltiplas vertentes; e as correntes do cinema etnográfico com as quais o diretor chegou a estabelecer longevos vínculos. Os diálogos travados entre a obra de Prelorán e as tradições intelectuais e artísticas mencionadas – diálogos esses que estiveram quase sempre pautados nas estratégias de descrição da natureza, nos diferentes modos de figuração do tempo e do espaço e nos modelos de representação da arte e da cultura manejados pelo documentarista – foram concebidos, ao longo da pesquisa, como variações em torno de quatro grandes temas: a cartografia, a viagem, o compêndio e a metodologia empática de filmagem.
Resumo
[en] In 1965, the filmmaker Jorge Prelorán began to develop a vast documentary series, entitled Relevamiento Cinematográfico de Expresiones Folklóricas Argentinas, dedicated to the study and filming of inlands regions of the country. The project, which was sponsored by Universidad Nacional de Tucumán and Fondo Nacional de las Artes, took place in the midst of an intellectual and artistic context marked both by the emergence of diverse proposals for the renewal of cinematographic language, and by the cultural phenomenon known as boom of the folk movement, which occurred in the 1960s in Argentina. Therefore, the purpose of this thesis was to investigate how Jorge Prelorán reformulated, in the films he made for the project between 1965 and 1975, a set of themes, topics, methodologies, narrative resources and discursive procedures originated from three broad domains, with which the director maintained close contacts: the long tradition of Argentine essays, dedicated to the interpretation of the nation; the fields of folklore and anthropology prevailing in the country, in its multiple phases; and the modalities of ethnographic cinema with which the director related in those years. The dialogues that were established between Prelorán s work and the intellectual and artistic traditions mentioned previously – dialogues that were almost always based on the strategies of describing nature, on the different modes of representing time and space and on the models of depicting art and culture used by the filmaker – were conceived throughout this research as variations around four major themes: cartography, travel, compendium and empathic filming methodology.
Orientador(es)
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
Coorientador(es)
EDUARDO WRIGHT CARDOSO
Banca
PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS
Banca
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
Banca
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA
Banca
PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA
Banca
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES
Banca
EDUARDO WRIGHT CARDOSO
Catalogação
2023-08-08
Apresentação
2023-04-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63615@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63615@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63615
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF